Com o apoio de um sistema de inteligência que monitora o consumo de energia de 870 mil clientes em 82 cidades, e equipes em campo realizando inspeções periódicas em situações suspeitas, a Energisa Sul-Sudeste recuperou, em apenas quatro semanas, quase 450 mil kWh de energia na região de Catanduva. Essa energia foi desviada irregularmente por meio de ligações clandestinas e adulteração em medidores, onerando diretamente o bolso de todos os clientes que pagam a conta em dia.
“Os furtos e fraudes de energia impactam diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na vida dos clientes regulares, uma vez que os custos de energia decorrentes desses furtos são reteados entre todos, prejudicando diretamente quem paga suas contas em dia”, explica Renan Felix Fernandes Souza, coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia.
Por esse motivo, nos 15 municípios atendidos na região, a Energisa tem equipes especializadas que mantêm uma rotina de monitoramento e inspeções técnicas, a fim de verificar quaisquer irregularidades no consumo de energia, seja em imóveis residenciais, comerciais, industriais, em áreas urbanas e rurais.
No último mês, a concessionária realizou 448 inspeções, que confirmaram 102 irregularidades. Quase 450 mil kWh foram desviados, o que seria suficiente para abastecer um município com cerca de 3,5 mil habitantes durante um mês inteiro.
A cidade que concentrou o maior número de irregularidades foi Catanduva, com 61 registros. Em seguida, está Adolfo (10), Nova Aliança (9), Borborema (7) e Mendonça (7).
“Quem furta energia está lesando os demais clientes e ainda colocando em risco a própria vida e dos vizinhos. Somente as equipes da Energisa têm autorização legal, instruções técnicas e de segurança para fazer serviços e quaisquer intervenções na rede elétrica. Ou seja, adulterar o medidor ou fazer ligações diretas na rede é um crime e uma prática de alto risco à vida”, enfatiza Renan.
Por isso, se você presenciar alguma prática de uso clandestino de energia, não compactue: denuncie. A Energisa recebe as denúncias de forma anônima pelos seus canais de atendimento: www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou fale gratuitamente pelo telefone 0800 70 10 326.
Fonte: Stephanie Fonseca Farias
Prestador de Serviço - COORDENACAO DE COMUNICACAO E MARKETING BP