Com a aproximação da Black Friday, o mercado varejista precisa se preparar para atender ao aumento na demanda. De acordo com um estudo do Grupo Stefanini, a previsão é de que a data tenha um crescimento de 10% no faturamento total, alcançando até R$ 7,6 bilhões. Esse cenário representa uma excelente oportunidade para os lojistas ampliarem sua base de clientes e fidelizar consumidores, além de anteciparem vendas relacionadas às festas de fim de ano.

"Um planejamento estratégico apropriado pode fidelizar o cliente para as próximas festividades, como Natal e Ano Novo, podendo se estender até mesmo ao ano de 2024. Por isso é necessário estar atento às novas tendências de consumo e buscar a personalização do material, valorizando a experiência do cliente e buscando essa relação duradoura", explica William Santos, diretor comercial da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).

Confira algumas dicas do especialista que podem fazer a diferença no varejo físico:

1. Ofereça vouchers

Os vouchers são vales/cupons com uma porcentagem de desconto sobre a venda. Eles podem impulsionar os resultados da loja rapidamente, pois engajam o cliente a fazer novas compras. Além disso, é de fácil implementação por parte da loja. "Durante o processo, é recomendável definir regras de uso e fazer uma lista de vouchers para auxiliar na organização. Uma dica é listar os produtos que não estão com bom volume de vendas e aplicar neles os cupons de descontos, para movimentar o estoque. Além disso, é uma estratégia segura para o varejo", explica Santos.

2. Dê opções de meios de pagamento

É alta a adesão dos brasileiros aos meios de pagamentos mais práticos e rápidos disponíveis no mercado, como Pix e QR Codes. Em três anos, as transações de pessoas para empresas via Pix, por exemplo, subiram de 6% para 34%, de acordo com dados do Banco Central. Com o crescimento do interesse da clientela por esse tipo de pagamento é importante que as empresas estejam preparadas para atender ao perfil do consumidor e suas preferências de checkout. "Fornecer opções de pagamento variadas pode ser o elemento decisivo para a escolha do cliente pelo seu estabelecimento, já que ele também busca praticidade no dia a dia", comenta o diretor.

3. Invista em cashback

Essa ideia pode atrair muitos consumidores. Diferente do desconto, o cashback é a retribuição oferecida ao consumidor que, após pagar o produto, recebe uma porcentagem de volta, seja em forma de saldo na loja ou programa de recompensa. "Ao ver que tem dinheiro disponível para gastar, o cliente se sente incentivado a fazer uma nova aquisição no estabelecimento. Essa solução pode impulsionar a recompra", explica.

4. Treine a equipe

Uma boa experiência de compra pode ser a chave para conquistar a clientela. Por isso, o bom atendimento pode fazer a diferença em um mercado competitivo. "Realizar treinamentos de equipe nessa época do ano traz destaque para qualquer comércio perante a concorrência. Um time alinhado com as necessidades dos consumidores pode ser mais assertivo no relacionamento com a marca e, consequentemente, impulsionar as vendas. Outro fator importante é o uso adequado do ERP pelos vendedores, que auxilia a traçar estratégias para buscar um atendimento personalizado e eficaz conforme a demanda", finaliza Santos.

Sobre a VarejOnline
A VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta de ERP completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos. Especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L'occitane, Crocs, Petland, entre outros.

Fonte: Agência NoAr

Preso que morreu ao pular de pontilhão foi detido por furtar moedas e isqueiros

Leia mais...

Professores e equipe da rede municipal de ensino passam por capacitação

Leia mais...

Começa instalação das armadilhas de mosquito em Catanduva

Leia mais...

Bombeiros orientam organizadores de eventos de carnaval sobre regularização

Leia mais...

Reforço na educação para jovens e adultos que não concluíram os estudos

Leia mais...

Alunos de Enfermagem participam de palestra sobre Gestão e Controle da Qualidade nos hospitais da FPA

Leia mais...