A tarefa de transformar conteúdos de áudios e vídeos em textos acaba de ficar mais fácil com a , startup brasileira de transcrição automatizada baseada em . Em apenas seis meses de operação, cerca de 12 mil pessoas já se registraram na plataforma, somando mais de 3 mil horas de transcrição realizadas pela Inteligência Artificial.
O grande diferencial da Celeste é que a plataforma permite a conversão de áudio em texto com uma eficiência 90% superior em relação à transcrição manual, gerando uma economia significativa de tempo e recursos para empresas e profissionais que necessitam extrair informações de dados de voz. Para transcrever, a plataforma utiliza algoritmos avançados de Machine Learning (ML) que processa áudios em seis idiomas: português, inglês, espanhol, alemão, italiano e francês.
Outro destaque da tecnologia é a oferta de sob demanda, permitindo que os usuários paguem somente pelas horas que efetivamente necessitam a partir da compra de créditos. Para clientes com demandas recorrentes, há a opção de selecionar entre os planos de assinatura flexíveis. Além disso, profissionais e empresas têm a possibilidade de solicitar orçamentos personalizados para atender a demandas específicas de transcrição.
De acordo com a cofundadora da startup, Ana Paula Pereira, a Celeste veio para atender uma grande necessidade do mercado, usando a tecnologia a seu favor. “Transcrever é parte da rotina de profissionais em inúmeras áreas, mas essa é ainda uma tarefa lenta e custosa para as empresas. A Celeste nasceu para resolver estes desafios e fomentar o treinamento de IA’s no mercado brasileiro,” explica.
A transcrição manual — também conhecida como decupagem e degravação — é uma tarefa que demanda horas de trabalho. Segundo estimativas da startup, para se transcrever uma gravação com 1 hora de duração, precisa-se de cerca de 3 horas de trabalho manual. “Já a transcrição automática da Celeste é concluída em poucos minutos, mantendo uma precisão comparável ou superior à manual,” ressalta Ana Paula.
Inovação e liderança em IA
A Celeste é a primeira startup brasileira 100% dedicada à extração e análise de informações de arquivos de voz. A startup chegou ao mercado em julho de 2023 com a missão de resolver problemas reais de profissionais em inúmeras áreas, tais como jornalistas, advogados, estudantes, pesquisadores e criadores de conteúdo.
Além da transcrição automatizada, a startup está treinando o primeiro modelo comercial de análise de sentimento em Português para dados de voz. O projeto está em estágio inicial e é baseado em Long Short-Term Memory (LSTM), uma arquitetura de rede neural avançada usada em aprendizado profundo para entender melhor as nuances da linguagem humana.
No futuro, a expectativa é que o modelo de IA possa classificar emoções por meio de análises acústicas do estresse vocal, proporcionando insights mais profundos e personalizados para aplicações em saúde mental, atendimento ao cliente, desenvolvimento de produto e monitoramento online. “O mercado de IA está projetado para um crescimento exponencial. Um relatório da Mordor Intelligence prevê que este setor alcançará uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 31,22% até 2028, sublinhando a relevância e o potencial de soluções inovadoras como as oferecidas pela Celeste”, finaliza.
Sobre a Celeste AI
A Celeste AI é uma startup brasileira pioneira no desenvolvimento de inteligência artificial para transcrição e análise de voz. Com foco em inovação e diversidade linguística em inteligência artificial, a Celeste está revolucionando a forma como empresas e profissionais acessam e interpretam informações de áudio e vídeo. Saiba mais em www.celeste-ai.com.
Fonte: EPR Comunicação