Nem sempre é fácil atrair a atenção do recrutador em meio a tantos currículos, mas mostrar um diferencial pode colocar o profissional um passo à frente de outros candidatos naquela vaga tão sonhada. Um portfólio pode ser o protagonista desse destaque, já que ele compila as experiências, conquistas e resultados alcançados. Esse complemento serve, em especial, para profissionais que trabalham com projetos visuais, como publicidade, design, audiovisual e até mesmo tecnologia.
"O portfólio é como um mapa do tesouro, com as conquistas que permitem ao recrutador conhecer mais a pessoa física por trás das experiências. É a oportunidade perfeita para apresentar o que não cabe no currículo e mostrar tanto seu lado criativo quanto o lado que traz resultados para as empresas e clientes", explica Samyra Ramos, gerente de marketing da Higlobe, fintech de recebimentos para profissionais brasileiros que trabalham remotamente para empresas nos EUA.
Assim como o currículo é adaptado para cada vaga e empresa, o portfólio também precisa acompanhar uma personalização. No caso de profissionais que trabalham para empresas do exterior, essa orientação é mais que bem-vinda, uma vez que é preciso ajustar os conteúdos para a linguagem e cultura do país. Nesses casos, ter uma versão dos seus arquivos em inglês dispensa recomendações.
"A possibilidade de crescer profissionalmente e ganhar em moeda estrangeira motiva muitos brasileiros a buscar vagas em empresas internacionais. Assim, esse compilado de conquistas e experiências pode ser a porta de entrada para esse sonho, então vale caprichá-lo com a história visual da sua trajetória, um design criativo e detalhes das suas conquistas para atrair a atenção dos recrutadores", complementa Samyra.
Quantificar o trabalho é outro ponto vital do portfólio. Colocar as conquistas em números, quando possível, permite aos empregadores visualizarem a expertise e entenderem como o profissional pode contribuir na organização. Adicionar os links de tais conquistas é igualmente importante, então, a especialista recomenda sempre deixar acessível textos, designs, vídeos, projetos e a descrição das suas invenções (como um novo app).
Um portfólio fácil de acessar pode ter maiores chances de sucesso com os recrutadores. Uma opção é disponibilizá-lo em formatos digitais, o que pode ser feito por meio de sites criativos, como o Canva e o Wix.com. Nesse sentido, a orientação é sempre ter duas opções: a versão publicada online e o arquivo em PDF.
Ainda, um portfólio visualmente bem-apresentado pode gerar interesse no recrutador a ponto de engajar uma conversa. "Deparar-se com um profissional que se preocupa em mostrar um material rico em detalhes visuais e de informações pode intrigar o empregador ainda mais e aumentar o interesse dele pelo candidato. Profissionais esforçados fazem toda a diferença", complementa a especialista da Higlobe.
Sobre Higlobe, Inc.
A Higlobe, Inc. é uma empresa de tecnologia financeira que veio revolucionar o mundo dos pagamentos internacionais. Foi fundada em 2020 por Teymour H. Farman-Farmaian e Jeff Bolton, que usaram suas experiências globais para construir uma solução de transferência de pagamento internacional com operações rápidas e sem taxas de transação. Os investidores da Higlobe incluem Battery Ventures, TTV Capital, FjLabs, Reciprocal Ventures, Raptor Group e o empresário Gokul Rajaram.
Fonte: Agência NoAr