De 10 a 21 de abril, o Sesc São Paulo realiza a sétima edição do Inspira – Ações para uma Vida Saudável, iniciativa dedicada a estimular reflexões sobre saúde e qualidade de vida, e a transformar paradigmas e visões sobre o tema. São mais de 170 atividades, a maioria gratuita e aberta a todas as pessoas, em 38 unidades, na capital, Grande São Paulo, litoral e interior.

Com o tema cultura de saúde, a programação contempla fóruns, palestras, cursos, vivências e intervenções artísticas que colocam a saúde como elemento de influência e harmonia nas relações interpessoais. A proposta é compreender, em suas múltiplas abordagens, o que é ter saúde e ser saudável.

"As dimensões da saúde, articuladas às contradições que mobiliza, estabelecem um plano de fundo para reflexões panorâmicas sobre o tema. O Sesc tem por compromisso o fomento à qualidade de vida, apostando em uma ação sociocultural que possa oferecer situações de convivência, reflexão, diálogo e fruição, estimulando assim um cotidiano sistematicamente saudável e propício para o cuidado comunitário", explica Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo.

Confira, abaixo, os destaques do "Inspira – Ações para uma Vida Saudável 2024" no Sesc Catanduva.

(AULA ABERTA) Memórias do futuro – Alimentação Afrodiaspórica e Caipira, com Lucas Abreu

Data: dia 10, quarta-feira, às 19h; dia 11, quinta-feira, às 14h.

Local: Sesc Catanduva (Sala de Múltiplo Uso).

Como participar: grátis. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.

Resumo da ação: Todas as pessoas presentes na oficina terão acesso a origem da alimentação afrodiaspórica desde a plantação até o manejo desses alimentos e poderão entender como os processos migratórios da população preta e rural se deram a partir dos anos 1950 aos grandes centros urbanos, não perdendo de vista a base dessa alimentação e suas influências no cenário sudestino.

Lucas Abreu é chef de cozinha, pesquisador orgânico e atua no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, chefiando alguns restaurantes renomados como o Casa Nossa Lounge (RJ) e o Cura – restaurante, bar e café (MG). O chef pesquisa sobre como a alimentação é influenciada pela cultura caipira e afrodiaspórica, sobretudo, pela região da Mata Atlântica e do Cerrado, honrando os saberes ancestrais dessa população.

Classificação: livre – autoclassificação. Recomendado para maiores de 16 anos.

 (AULA ABERTA) Inspira Yoga, com Gisela Zeghini

Data: dia 13, sábado, às 16h (com música ao vivo); dia 21, domingo, às 10h e dia 27, sábado, às 16h.

Local: Sesc Catanduva (Sala de Ginástica).

Como participar: grátis. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.

Resumo da ação: Do que você tem se nutrido? Além da alimentação, há outras práticas que podem te ajudar a obter nutrição e equilíbrio. Nessas práticas, Gisela falará sobre o chakra vishudha e da sua importância para a nutrição física e energética.

Também conhecido como chakra da garganta, o chakra vishudha é responsável pela expressão autêntica e pela comunicação clara. Quando sua importância é compreendida pelo ser humano, há uma maior percepção sobre como ele influencia não apenas a capacidade de comunicação verbal, mas também desempenha um papel crucial na absorção e liberação de energia vital.

Classificação: livre – autoclassificação. Recomendado para maiores de 12 anos.

 

(AULA ABERTA) Consciência corporal através do toque, com educadores(as) do Sesc Catanduva

Data: dias 17 e 24, quartas-feiras, às 19h.

Local: Sesc Catanduva (Sala de Ginástica).

Como participar: grátis. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.

Resumo da ação: No turbilhão da vida moderna, muitas vezes esquecemos a importância do toque, uma linguagem silenciosa que fala diretamente à nossa consciência. Em um mundo digitalizado e acelerado, a conexão física torna-se crucial para que a gente possa se conectar com o nosso próprio ser e com aqueles que nos rodeiam.

Assim, convidamos você a explorar a magia do autotoque consciente, a reconhecer a profunda comunicação que se manifesta quando nos permitimos estar presentes em cada contato físico, despertando assim nossa consciência corporal e mental.

Classificação: livre – autoclassificação. Recomendado para maiores de 12 anos.

 

(FEIRA) Feira de produtos da agricultura familiar, com integrantes do MST (Movimento Sem Terra)

Data: dias 18, quinta-feira, às 17h.

Local: Sesc Catanduva (Quadra A).

Como participar: grátis. Para essa atividade não é necessário fazer retirada de senhas/ingressos.

Resumo da ação: Exposição e venda de produtos da agricultura familiar como: frutas, verduras, hortaliças e ervas medicinais produzidas por pequenos produtores de Catanduva e toda região, integrantes do MST (Movimento Sem Terra).

Classificação: livre – autoclassificação. Recomendado para pessoas de todas as idades.
 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Inspira - Ações para Uma Vida Saudável

10 a 21 de abril de 2024

38 unidades do Sesc São Paulo

Acesse a programação completa em: sescsp܂org܂br/inspira

Fonte: Sesc Catanduva