O período de isolamento social é também oportunidade para adquirir conhecimentos e se preparar para o mercado de trabalho após a reaberturadas das atividades. Para garantir os ensinamentos, o Senai oferece 15 cursos on-line gratuitos. Para assistir às aulas, basta utilizar um computador ou até mesmo o celular.

Entre as opções disponíveis estão finanças pessoais, consumo consciente de energia, educação ambiental, economia circular, empreendedorismo, blockchain, indústria 4.0, entre outros.

O conteúdo é oferecido à distância e, quando encerrar o curso, o aluno recebe um certificado de conclusão, que poderá ser impresso. As aulas vão de 14 a 20 horas.

Entre os pré-requisitos, estão ter no mínimo 14 anos de idade, 5ª série do Ensino Fundamental completa, conhecimento em Windows, acesso a um computador que tenha conexão com a internet e e-mail pessoal. Todos os cursos estão no site https://online.sp.senai.br/institucional/3722/3840/cursos-gratuitos.

Economia circular: Trata da origem do conceito à transformação da indústria. O conteúdo é dividido em dois módulos que levarão o aluno a reconhecer a abordagem econômica proposta para a economia circular, as formas de implementar mudanças em projetos de negócios, identificar o papel do design na transformação da economia e a identificar como as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 viabilizam iniciativas circulares.

Empreender Senai: O aluno terá acesso à base conceitual e de ferramentas de gestão que o auxilie na estruturação de um negócio próprio, considerando viabilidade, público-alvo, habilidades pessoais, análise de mercado e aspectos legais.

Desvendando o BIM: As aulas trazem definições, histórico do uso, modelagem parametrizada, ciclo de vida da construção, softwares, tendências para futuro do BIM (em português, Modelagem da Informação da Construção). O aluno passará a entender a influência, os requisitos e os benefícios do BIM para a cadeia de construção civil.

Desvendando a indústria 4.0: Aborda da 1ª Revolução Industrial à integração da Tecnologia da Informação aos processos de produção e à aplicação das tecnologias habilitadoras: o futuro da manufatura na chamada Indústria 4.0. O aluno terá contato com a internet das coisas, robótica avançada, computação em nuvem, integração de sistemas, manufatura digital e aditiva, segurança digital e big data.

Desvendando o Blockchain: A primeira pergunta respondida por esse curso é "o que é a Blockchain?". A partir daí, o aluno será apresentado ao contexto onde ela está inserida, seus componentes e aplicações, aplicações suportadas pela tecnologia da Blockchain e a Blockchain em funcionamento.

Fonte: Prefeitura de Catanduva