Comemorando 15 anos de história em 2023, a Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (Arlec) realiza, no próximo dia 1º de julho (sábado), às 10h, no Riopreto Shopping, o lançamento da antologia de seu primeiro concurso de crônicas dedicado à memória do professor, pesquisador e escritor Sérgio Vicente Motta (1952-2021). Na oportunidade, serão premiados os vencedores do concurso, que mobilizou estudantes e escritores da cidade e região.

A publicação envolve as 50 crônicas que foram selecionadas pela comissão julgadora formada por membros da Arlec. Ao todo, o concurso recebeu 200 inscrições.

Segundo a professora e escritora Rosalie Gallo y Sanchez, atual diretora cultural e presidente de honra da Arlec, o concurso foi a forma encontrada para homenagear a figura de Sérgio Motta. "Ele tinha uma forte atuação dentro da Arlec e estava cotado para a assumir a presidência quando se deu sua partida repentina", comenta.

A vencedora do concurso, Gabriela Sousa Louzano, estudante do curso de Letras e Tradução do Ibilce/Unesp, receberá, no lançamento da antologia, o Troféu Arlequina, uma escultura em cerâmica concebida pela artista plástica Norma Villar a partir da mascote criada por Sérgio Motta para a revista de artes "Kapiiuara", uma publicação da Arlec. "A Arlequina é uma simpática capivara criada por Sérgio Motta, já que a revista da Arlec foi batizada com o nome desse animal em tupi guarani", conta Rosalie.

Do segundo ao quinto lugar, a Arlec concederá medalhas como prêmio. São eles: Letícia Fernandes de Santana (Nova Granada), Célia Regina Cavicchia Vasconcelos (Rio Preto), Elzo Aparecido Velani (Rio Preto) e Géssica Aparecida Menino (Rio Preto). Os outros 45 autores que tiveram seus contos classificados receberão diplomas. A Arlec também concederá um exemplar para cada um dos participantes da antologia.

"A mobilização gerada pelo concurso surpreendeu a Arlec, principalmente pela expressiva participação de estudantes. O saudoso Sérgio Motta sempre se mostrou preocupado na sensibilização dos jovens para o universo das artes. Por isso, acreditamos que o concurso cumpriu a sua função", diz o presidente da Arlec, Alberto Gabriel Bianchi.

A cerimônia de lançamento da antologia do 1º Concurso de Crônicas – Prof. Sérgio Vicente Motta será realizada no rol da entrada principal do Riopreto Shopping. Na oportunidade, o livro poderá ser adquirido por R$ 50.

Serviço
Lançamento da antologia do 1º Concurso de Crônicas – Prof. Sérgio Vicente Motta
Dia 1/7 (sábado), às 10h
Riopreto Shopping – Entrada principal (Av. Brigadeiro Faria Lima, 6363)
Grátis

Fonte: BoniPeixe Comunicação e Fotografia