Todos nós sabemos sobre a importância de aprender um outro idioma, principalmente o inglês, ainda considerado como a "língua universal", ficando atrás - não muito longe - do mandarim, tendo em vista a superpopulação da China. Mas o inglês é o idioma dos negócios, do turismo e da tecnologia. Introduzir um idioma desde a infância tem muitos benefícios, já que as crianças possuem mais facilidade em absorver a aprendizagem, além das vantagens que terão na vida adulta.

As gerações Z (nascidos entre 1995 e 2010) e Alpha (a partir de 2010) são naturalmente familiarizadas com o inglês graças à tecnologia. Aplicativos, games, músicas, séries/filmes fazem parte da rotina de crianças e jovens desde muito cedo. A língua inglesa se tornou cada vez mais importante e presente no nosso dia a dia que algumas palavras ou expressões já não soam com tanta diferença - além daquelas que colocamos um toque bem brasileiro, como: stalkear, deletar, logar etc.

E não pense que isso vai confundir a cabeça dos pequenos na hora de alfabetizar o português. Muito pelo contrário, estudos mostram que o ideal é que as crianças aprendam outro idioma enquanto estudam a língua nativa. Começar uma outra língua na infância é importante tanto para o desenvolvimento cognitivo quanto para a fluência da criança.

Vale ressaltar que o aprendizado deve ser divertido e atraente para chamar atenção desses pequenos, podendo incluir situações do universo infantil para que o ensino se torne algo natural. A capacidade de raciocínio é beneficiada e potencializa no rendimento escolar. Tenho filhos e eles já foram pequenos. Foi, inclusive, notando o aprendizado deles quanto ao inglês que decidi criar uma rede de escolas para ensino do idioma. Percebi o quanto eles estavam dispostos e prontos para aprender uma língua nova, mas o quanto é difícil encontrar uma instituição que consiga encantar e criar um elo entre a criança e o inglês. É preciso trazer, sobretudo, a tecnologia, o mundo infantil, as músicas, os personagens. Por aqui, imediatamente, defendemos a criação de aplicativos de interação, uma peça chave para inserir os pequenos no idioma.

Voltando aos benefícios, também é possível notar em crianças bilíngues: a melhora na autoestima, na socialização; se tornam mais criativos, menos tímidos e, provavelmente, serão adultos fluentes. Afinal, estudar hoje reflete no futuro, e com o inglês "na veia", certamente terão mais oportunidades de trabalho quando chegarem na vida adulta.

Por Édney Quaresma, CEO da Really Experience

Fonte: Fala Criativa

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...