Muito se fala atualmente do julgamento realizado pelo Superior Tribunal Federal (STF) que entendeu pela exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS.

A "Tese do Século" trouxe consigo diversas discussões acessórias que tratam desde assuntos relacionados ao momento de reconhecimento contábil da receita decorrente do recolhimento indevido nos 5 anos anteriores à distribuição da ação, até as chamadas "teses filhotes", que utilizam o critério definido pelo STF para discutir a base de cálculo de outros tributos.

Entretanto, ainda na seara do imposto estadual, existem desdobramentos que podem passar despercebidos por alguns contribuintes. Trata-se da exclusão do ICMS recolhido na sistemática da substituição tributária.

A sistemática de substituição tributária do ICMS foi criada com o intuito de facilitar a fiscalização de certos setores da economia, atribuindo à um determinado contribuinte o recolhimento do ICMS devido por todos os elos da cadeia de produção e distribuição.

A título exemplificativo podemos citar a cadeia de distribuição de bebidas. É muito mais fácil para o fisco estadual fiscalizar e exigir o imposto dos fabricantes de bebidas do que de cada distribuidor e supermercado do País, afinal, o número de fabricantes é infinitamente menor que o de revendedores. Assim o fabricante, na venda de cada produto, deve recolher o ICMS próprio da sua operação e o ICMS que será devido pelos demais contribuintes até a entrega ao consumidor final.

Os questionamentos que surgem são: o julgamento do STF no RE 574.706 é automaticamente aplicável ao ICMS-ST? Quem teria o direito de excluir o imposto pago por substituição, quem efetivamente o recolheu (substituto) ou o efetivo contribuinte (substituído)? No exemplo acima (bebidas), o fabricante ou o distribuidor?

Embora a sua aplicação não seja automática, entendemos que ambos podem excluir o ICMS-ST das bases de cálculo do PIS e da COFINS.

Em relação ao substituto tributário, contribuinte que recolhe o ICMS pelo restante da cadeia, a própria legislação já prevê a exclusão, nos termos do parágrafo 4º, do artigo 12, do Decreto-lei nº 1.598/77.

A própria Receita Federal do Brasil já se manifestou neste sentido por meio da Solução de Consulta COSIT nº 99041/2017, que reafirma tal entendimento.

Por outro lado, essa mesma Solução de Consulta firma o entendimento de que o substituído (que não recolhe, mas é o verdadeiro contribuinte do imposto) não pode excluir o ICMS-ST recolhido pelo substituto.

Referido entendimento mostra-se totalmente contrário ao posicionamento firmado pelo STF. Em que pese o STF não ter decidido especificamente sobre a exclusão do ICMS-ST, firmou importante premissa que deve ser aplicada ao caso sob análise.

Não há motivo para que o entendimento basilar do julgamento realizado pelo STF não seja aplicado no caso do ICMS-ST, uma vez o fato de ser recolhido antecipadamente não retira sua essência e, invariavelmente, comporá o valor final da mercadoria que será tributada pelo PIS e pela COFINS.

Os tribunais regionais federais já vêm aplicando este entendimento, afastando a solução de consulta exarada pela Receita Federal.

Assim, os contribuintes que se enquadrem na qualidade de substituído devem buscar a proteção judicial para excluir da base de cálculo do PIS e da COFINS o ICMS recolhido antecipadamente pelo substituto tributário, uma vez que a Receita Federal continuará questionando tal situação, mesmo após o julgamento da "Tese do Século" pelo STF.


Sobre o Dr. Gustavo Pellegrino

EAD da Área Tributária do FCQ Advogados

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus

Especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas - GVLAW
 
Fonte: antoniamariazogaeb.com.br

Manoel Gol de Ouro entrega Moção de Aplausos aos 60 anos do Clube Vasco da Gama

Leia mais...

Mercado imobiliário de São José do Rio Preto registra queda nas vendas e avanço nas locações em julho

Leia mais...

Em Sessão Ordinária vereadores aprovam importantes homenagens e, em Extraordinária eterniza o nome do Clebão no CICA

Leia mais...

Do estágio à carreira: histórias mostram como o início profissional pode ganhar novos caminhos na Tereos

Leia mais...

Jovem é preso por atirar tijolo em cabeça de vigilante de 77 anos em Santa Adélia

Leia mais...

Projeto Amor em Forma de Movimento promove passeio especial para paciente de 73 anos

Leia mais...