O Núcleo de Fiscalização Covid-19 contabiliza 1.835 ações feitas pelas equipes da Prefeitura de Catanduva desde o início da quarentena. A maior parte dos atos é referente a vistorias e orientações, que resultaram em 128 autuações, 23 multas para infrações graves e uma interdição, para o flagrante de infração gravíssima.

O balanço leva em conta as atividades desenvolvidas desde o início da pandemia, no final de março, quando as restrições foram impostas pelo Governo do Estado.

O volume de ações ganhou reforço de outros fiscais do quadro da Prefeitura, no mês passado. Desde então, o grupo composto por servidores públicos de diversas áreas passou a atuar em conjunto com a Vigilância Sanitária e a Guarda Civil Municipal.

Estão na ativa para fiscalizar o cumprimento das regras: Agente de Saneamento, Fiscal de Posturas, Fiscal de Posturas Ambiental, Fiscal de Obras, Agente Fiscal de Tributos, Agente Fiscal de Trânsito e Agente da Fiscalização Ambiental.

Os trabalhos do Núcleo de Fiscalização Covid-19 são coordenados pela Vigilância Sanitária, a quem compete procedimentos administrativos, registro de denúncias e distribuição de diligências e demandas para atividades em grupo ou individuais.

Para o chefe da seção da Vigilância Sanitária, Douglas Leandro Villa, o ciclo foi produtivo, mas é necessária responsabilidade por parte dos cidadãos. "Reforçamos o pedido à população e aos comerciantes para que façam sua parte, sigam as regras e ajudem a todos a permanecer saudáveis e, assim, vencer o coronavírus."

Próximos passos

As equipes da Prefeitura se prepararam para realizar operações específicas para fiscalizar o uso de máscaras de proteção por pedestres nas ruas, praças e parques. Com esse intuito, a Vigilância Sanitária de Catanduva tem reuniões agendadas com a Polícia Militar e o Grupo de Vigilância Sanitária (GVS XXIX) para planejar ações.

Conforme a Portaria nº 15/2020 do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado de São Paulo, essa atividade deve ser feita em operações programadas e com apoio da PM – justamente para garantir a segurança dos agentes nas abordagens.

Além disso, em breve, o Núcleo de Fiscalização ganhará apoio dos jovens do Tiro de Guerra de Catanduva, que farão abordagens e orientações na área central.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...