A Cocam - Cia. de Café Solúvel e Derivados realizará um simulado de emergência no dia 28 de novembro, quinta-feira, com início às 14 horas e previsão de término às 16 horas.
De acordo com a Cocam, foram realizadas sete reuniões prévias de planejamento, de maio a novembro, com o objetivo de preparar o simulado com os representantes das entidades que compõem o Grupo de Apoio, numa média de 30 participantes por reunião. Também foram realizados simulados de mesa, nos quais foi avaliada a capacidade operacional de cada órgão, além de revisar protocolos e procedimentos necessários para lidar com situações adversas.
Estão envolvidos no simulado o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Samu, diversas secretarias da Prefeitura, Saec, Fundação Padre Albino e Liga do Trauma da Unifipa/Fameca. Esses órgãos compõem o Grupo de Apoio (GA).
Através do simulado, a Cocam e os órgãos envolvidos terão a oportunidade de avaliar e aprimorar os procedimentos de segurança em situações de emergência, assegurando que, em caso de um eventual incidente, estarão prontos para agir de maneira ágil e eficaz.
No dia 28 será simulado incidente de vazamento de amônia dentro da empresa. A Cocam usa amônia em seu processo desde o início das suas operações em 1970, e nunca ocorreu qualquer acidente com esse elemento químico, que é necessário para a produção do café freezed dried.
Durante o exercício, as vias de acesso à Cocam estarão interditadas por pelo menos duas horas, impossibilitando a entrada e saída de pessoas e veículos. Será feita a evasão dos moradores e das pessoas que atuam no entorno da empresa, englobando cerca de 1.300 unidades residenciais e de negócios num perímetro de 400 metros no entorno da fábrica com, aproximadamente, 6.000 pessoas envolvidas, além dos efetivos dos órgãos públicos.
As pessoas que estiverem na área da empresa no momento do simulado serão encaminhadas por líderes de evasão, treinados pela Defesa Civil, para quatro pontos de encontro localizados nos seguintes locais: ponto 1 - Praça da Independência, ponto 2 - Praça do Idoso (Rua 15 de Novembro), ponto 3 - Praça da República e ponto 4 - rua São Paulo esquina com rua Ibirá.
Fonte: O Regional