Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (25) a nova subestação de energia de Catanduva, a SE Catanduva III. Construída pela Energisa Sul-Sudeste no Residencial Cidade Jardim, a subestação já está energizada e tem capacidade de atender a demanda energética de 21 mil clientes, o que abrange 50 mil pessoas.

A entrega oficial da subestação reuniu diretores, gerentes e profissionais de diferentes áreas da distribuidora de energia, juntamente com autoridades públicas do Executivo e Legislativo Municipal, empresários e comerciantes da cidade.

Além da subestação, a Energisa entregou ainda uma nova linha de distribuição de alta tensão de 138 mil volts, totalizando um investimento de R$ 38 milhões, que resultará em melhor qualidade no fornecimento de energia para residências, comércios, estabelecimentos públicos e privados de diversas localidades do município. Entre os bairros beneficiados estão o Distrito de Roberto e segmentos rurais ao sul do município; Jardim dos Coqueiros 1 e 2, Alto da Boa Vista 2, Jardim Soto, Jardim Aeroporto, Parque Joaquim Lopes, Jardim Alpino, Jardim Oriental e Conjunto Habitacional Prefeito Pedro Nechar. 

“É motivo de grande satisfação entregar essa obra para a população de Catanduva. Sabemos o quanto a energia é imprescindível para o desenvolvimento econômico e social, porque é um produto que viabiliza novas tecnologias, oportunidades de emprego e renda, acesso à educação e cultura. Por essa razão, com a nova subestação em operação, podemos assegurar maior qualidade na distribuição da energia elétrica para o município que está em expansão”, destaca o diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste, José Adriano Mendes Silva.

Para o prefeito de Catanduva, Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, a inauguração da nova subestação é sinônimo de um futuro promissor para a cidade.

“Estamos muito felizes em participar dessa entrega que representa mais segurança e estabilidade no fornecimento de energia para as pessoas dessa região da cidade, para as empresas aqui instaladas e também para as novas que virão. Assim como a Energisa, estamos sempre trabalhando com o compromisso de levar o desenvolvimento para toda a nossa população”.

Moderna e automatizada

Construída de acordo com as mais modernas técnicas de engenharia em uma área de 8 mil m², doada pela Prefeitura de Catanduva, a nova subestação representa um aumento da capacidade energética para que novas indústrias possam se instalar na cidade e as já existentes possam ampliar suas operações. 

“Estamos entregando para o município mais uma subestação totalmente automatizada, com equipamentos modernos e tecnologia que possibilitam procedimentos remotos, sem a necessidade de deslocar equipe”, reforça o diretor técnico Comercial, Guilherme Daminace Souza.

O investimento garante o suprimento energético da demanda atual daquela região da cidade, mas pavimenta o caminho para um futuro próspero e de desenvolvimento local.

Mais investimentos na região

“Além dos investimentos em Catanduva, ao longo de 2025 a Energisa investiu R$ 527 milhões em toda a sua área de concessão, beneficiando mais de 900 mil clientes da distribuidora. Além de novas subestações, a empresa investiu em obras de modernização, expansão e automação do sistema elétrico; reformas e melhorias; aumento de cargas e novas ligações; combate a perdas de energia e projetos de desenvolvimento, sustentabilidade e eficiência energética.

Fonte: Assessoria Energisa

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...