O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Catanduva realizou, na tarde da última terça-feira (16), seu Simulado de Emergência contra incêndio, envolvendo todos os colaboradores da unidade.

 

Promovido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), em conjunto com a Brigada de Incêndio 2025/2026 e a Equipe de Resposta Rápida (ERR) da unidade, o simulado teve o apoio do setor de Transporte da Fundação Padre Albino e da Secretaria de Trânsito de Catanduva (STU).

 

O exercício teve como principal objetivo testar e reforçar os protocolos de evacuação total da edificação em situações críticas. Pela primeira vez foi simulada a retirada de paciente em procedimento intraoperatório no centro cirúrgico, além da aplicação do método START (Simple Triage and Rapid Treatment), utilizado para a classificação rápida de vítimas em cenários de emergência.

 

Durante o treinamento a energia elétrica da unidade foi propositalmente interrompida, criando ambiente mais próximo de uma situação real. Ao todo, cinco vítimas fictícias foram consideradas no cenário: uma em procedimento cirúrgico; uma com fraturas em membros; uma deambulando com instabilidade psicológica e uma simulando óbito.

 

As equipes utilizaram diferentes técnicas de resgate, como remoção em prancha rígida, transporte tipo "mochila", muleta humana e atendimento pré-hospitalar, demonstrando preparo técnico e integração entre os profissionais.

 

De acordo com William Fernandez, técnico de segurança do trabalho e chefe da Brigada de Incêndio do AME, o treinamento teve papel fundamental para a capacitação das equipes. "O objetivo foi facilitar a chegada e atuação do Corpo de Bombeiros e do SAMU em situação real de emergência. Colocamos em prática todo o conhecimento adquirido nas aulas teóricas e os brigadistas responderam prontamente ao acionamento do alarme, se dirigindo ao ponto de encontro externo", destacou.

 

Realizado duas vezes ao ano e parte essencial do plano de segurança da unidade, o simulado encerra oficialmente as ações de prevenção e segurança do ano de 2025.

 

Fotos/Divulgação AME

 

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...