Está aberta a temporada de confraternizações e muita gente já se preparar para receber em casa os familiares e amigos nas celebrações de Natal e Ano Novo. Nessa movimentação de pessoas, abre e fecha de geladeira, televisores, videogame e outros eletrônicos ligados ao mesmo tempo, uma coisa é certa: aumento no consumo de energia elétrica. 
Por mais que sejam "apenas alguns dias", a analista de Eficiência Energética da Energisa Sul-Sudeste, Ana Letícia Peres Vinha, explica que não são raros os casos em que a variação de consumo é percebida, principalmente nos períodos de festas, férias escolares e calor intenso. 
"O mês de dezembro reúne os fatores preponderantes na alteração da rotina de consumo. Quanto mais pessoas em casa e mais equipamentos ligados, maior vai ser a demanda de energia. Por isso, é importante se adiantar, adotando algumas práticas para não ter um susto com a conta ao final do mês", alerta. 
Entre as dicas, Ana Letícia destaca o uso eficiente do aparelho de ar condicionado. "Feche as portas e janelas para evitar ao máximo a troca de calor. Além disso, 23°C é uma temperatura de conforto e não forçará o equipamento", destaca ela, acrescentando ainda que é indispensável manter a limpeza dos filtros, já que a sujeira impede a circulação do ar e, consequentemente, faz o aparelho gastar mais.  
 
Para as famílias que estão com as crianças de férias em casa, a dica é conscientizar os pequenos sobre hábitos que ajudam a economizar. "Estabeleça horários para desligar a TV, computador e videogame. A garotada também tem a prática de abrir e fechar a geladeira toda hora. Então, deixe os produtos que eles mais consomem na parte visível e acessível da geladeira, de forma que ao abrirem a porta, consigam encontrar facilmente o que precisam, evitando que a geladeira fique aberta por muito tempo". 
Nos dias de festas e confraternizações, o desafio é ainda maior, mas mesmo assim, é possível economizar: procure reunir todos no mesmo ambiente e não deixe as luzes acesas em cômodos que não tenham pessoas; organize as bebidas nos freezers e geladeiras de forma que fique fácil de pegar, tentando diminuir o "abre e fecha"; não guarde alimentos quentes nos refrigeradores. 
Por fim, para quem investiu na decoração luminosa, a dica é não esbanjar: delimite um tempo para deixar as luzes ligadas. O mesmo vale para as lâmpadas e outros eletrônicos que ficam em stand-by. Devem ficar conectados apenas quando estiverem em uso. "São dicas simples, mas que se praticadas periodicamente farão a diferença na sua conta ao final do mês", conclui.  
Para saber outras dicas de uso consciente da energia, esclarecer dúvidas ou falar com a Energisa, acesse www.energisa.com.br. Ou contate a empresa pelos canais digitais: aplicativo Energisa On; Whatsapp/Gisa (18) 99120-3365; ou Call center 0800 70 10 326. 
Fonte: Beatriz Ohrana de Oliveira Costa
Assist Administrativo III - COORDENACAO DE BUSSINESS PARTNER

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...