O Programa Vizinhança Solidária vem se consolidando como uma importante ferramenta de prevenção e fortalecimento da segurança pública em Catanduva. A iniciativa tem como principal objetivo integrar a comunidade às ações de segurança, estimulando a participação ativa dos moradores e promovendo a mudança de comportamento coletivo por meio da prevenção primária.

Baseado na cooperação e na solidariedade entre vizinhos, o programa busca conscientizar a população de que a união comunitária facilita o trabalho do policiamento preventivo e contribui para a redução de situações de risco. A proposta incentiva a vigilância solidária, a troca de informações e a adoção de práticas simples que tornam os bairros mais seguros.

Atualmente, na área de atuação da 1ª Companhia do 30º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), com sede em Catanduva, o programa conta com 19 núcleos em bairros urbanos, 10 núcleos na zona rural e um núcleo em escolas, reunindo cerca de 3.250 participantes.

Os interessados em integrar o Programa Vizinhança Solidária devem procurar a Companhia da Polícia Militar mais próxima ou o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de sua região para preencher um requerimento de análise de vulnerabilidade. Após a inclusão no projeto, os moradores recebem orientações sobre medidas preventivas e procedimentos a serem incorporados à rotina, reforçando a segurança e a qualidade de vida da comunidade.

Fonte: Trigésimo Bpmi Pmesp

Força Tática prende suspeito por tráfico de drogas em Catiguá

Leia mais...

Motociclista foge da ROCAM, descarta drogas e acaba preso em Catanduva

Leia mais...

TOR flagra contrabando de medicamentos, eletrônicos e bebidas em rodovia de Pirangi

Leia mais...

Ivan Canela celebra boa estreia do Catanduva FC

Leia mais...

AME Catanduva empossa novos membros para gestão da CIPA

Leia mais...

Cargos em disputa nas Eleições 2026: o que faz um deputado estadual?

Leia mais...