A Secretaria Municipal de Saúde iniciou mais uma estratégia de combate à dengue em Catanduva: a nebulização veicular noturna. O primeiro ciclo do serviço começou nesta terça e quarta-feira, dias 18 e 19. Nesta fase, o carro do chamado fumacê vai passar pelos bairros São Francisco, Santa Rosa e Moreschi, a partir das 19 horas.

O trabalho está sendo desenvolvido com apoio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). A ação visa ao controle de mosquitos adultos nas áreas da cidade que concentram casos positivos da doença.

A Secretaria de Saúde pede a colaboração dos moradores para que abram portas e janelas para facilitar a ação do inseticida nas casas. Outra recomendação é manter cobertos alimentos, filtros de água e utensílios de cozinha. As vasilhas de água de animais domésticos devem ser retiradas. Pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios devem se ausentar de seus domicílios.

A expectativa é que o cronograma de nebulização veicular noturna atinja outras áreas da cidade, mediante o repasse ao município de nova remessa de inseticida via Governo do Estado - regional da Sucen em Rio Preto. A distribuição do insumo vem sendo feita de forma gradativa, diante do cenário de alto risco de transmissão.

Além disso, continua em andamento a nebulização costal, durante o dia, em diferentes regiões da cidade. Nesse caso, antes de entrar nos imóveis com o veneno, os agentes de endemias visitam casa a casa e avisam os moradores sobre os procedimentos que devem ser adotados para facilitar a ação do inseticida.

Ao mesmo tempo, a EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) intensifica as visitas casa a casa; bloqueios contra criadouros; resgate de casas fechadas; atendimento a denúncias, ações educativas e mutirão aos finais de semana. Os trabalhos contam com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde. Nos últimos dias, o grupo de trabalho ganhou reforço de 20 agentes recém-contratados.

Boletim

A Secretaria de Saúde atualizou as notificações por dengue nesta segunda-feira, 17. De acordo com o boletim, Catanduva tem 1.621 casos confirmados da doença. Ao todo, 872 exames deram negativo e 2.843 casos estão em investigação. Os números são referentes às notificações registradas do começo do ano até agora.

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...