Para contribuir com um trânsito cada vez mais seguro, a Prefeitura de Catanduva lançou a campanha educativa “Motociclista consciente não vira estatística”. O objetivo é despertar a atenção do público-alvo e, desta forma, levar mais segurança para as ruas e avenidas da cidade.

A atividade é coordenada pela Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STU), que resolveu começar 2020 com uma ação direcionada ao motoristas sobre duas rodas. O material publicitário, fruto da iniciativa, pode ser conferido na rotatória do Corpo de Bombeiros e nas proximidades do Terminal Rodoviário João Caparroz.

Além disso, orientações estão disponíveis no site www.catanduva.sp.gov.br para que o motociclista respeite as regras e seja consciente no trânsito.

O respeito dos demais condutores com o motociclista, aliás, será outro ponto marcante. Com o intuito de conscientizar que “em cima de uma moto existe alguém como você”, serão feitas abordagens nos principais cruzamentos da cidade. Haverá a distribuição de panfletos explicativos para motoristas, motociclistas e pedestres.

Dados do Infomapa, ferramenta do Governo do Estado de São Paulo, mostram que dos 19 acidentes com óbitos registrados em Catanduva, no ano passado, 10 envolveram motociclistas.

O guia orientativo divulgado pela STU mostra que 33% das mortes no trânsito são com acidentes com motos. Em nível nacional, são mais de 20 mil vidas perdidas a cada ano por conta dos acidentes envolvendo duas rodas. Outro detalhe importante é que mais de 74% dos acidentes acontecem com motociclistas comuns e 2,5 milhões de pilotos se tornam inválidos para o trabalho após os acidentes.

Para que o número não aumente, é preciso seguir regras básicas de segurança no trânsito, como o uso do capacete, respeito à sinalização, a indicação de manobras para os demais motoristas, revisão, manter-se visível para os motoristas, além de respeitar as faixas e limites de velocidade. A dica de ouro é nunca beber e dirigir.

“A prática da segurança no trânsito torna os motoristas mais responsáveis com as próprias vidas. Não queremos mais vítimas se transformando em estatísticas” destaca a secretária de Trânsito, Maria Luiza Sprone.

Você sabia?

  • Capacete previne danos maiores em caso de queda;
  • Jaqueta ou blusa grossa protege o corpo de esfoliações e ferimentos em caso de queda, além de ser proteção do sol e do vento forte;
  • As luvas evitam arranhões e lesões;
  • As calças de tecidos mais firmes evitam o enrosco com parte da moto;
  • As botas de materiais resistentes servem para proteger os pés.

 

Cientista da Famerp recebe reconhecimento internacional e figura entre os cientistas brasileiros mais influentes

Leia mais...

Motorista é Socorrido em Estado Grave Após Capotamento em Rodovia de Catanduva

Leia mais...

Olímpia é finalista nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes

Leia mais...

Vereador Manoel Gol de Ouro representou o Legislativo em evento da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Leia mais...

Catanduva será sede da 1ª Feira Regional de Turismo do interior paulista

Leia mais...

De olho na meteorologia, Energisa alinha estratégias para atuação das equipes em mais um fim de semana chuvoso

Leia mais...