Nesta quarta-feira, 15 de outubro, às 19h, o Centro Cultural Sesi São José do Rio Preto apresenta a segunda sessão do 33º ECOCINE – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos. Nesta semana, o público terá o privilégio de assistir, gratuitamente, produções do Equador e Portugal.
 
Uma delas é o documentário "Mulheres pela Vida e Justiça Climática | Mujeres por la Vida y la Justicia Climática", do Equador. Na Amazônia equatoriana, um grupo de mulheres líderes rurais confronta com dignidade as violências estruturais que permeiam a desigualdade de gênero, a negligência institucional, o desmatamento e o extrativismo. 
 
A segunda produção é "Huni Kuï - Povo Verdadeiro", de Portugal. Em uma jornada mística pela Amazônia acreana, o documentário retrata o cotidiano da Aldeia Vigilante. A partir da perspectiva de líderes locais, o filme reflete sobre a relação entre os seres humanos e a natureza, assim como sobre as lendas que dão origem a rituais e atraem visitantes em busca de uma "experiência" com os seres encantados da floresta, na busca por cura física e espiritual na terra indígena do Rio Humaitá.
 
O Centro Cultural SESI Rio Preto está localizado na Av. Duque de Caxias, 4656. A entrada é, mas é preciso reservar os ingressos no site Meu SESI - www.sesisp.org.br/eventos.
 
33º Ecocine
 
Este ano, o Festival recebeu 361 inscrições de 52 países, refletindo a diversidade cultural e o alcance internacional do ECOCINE. Pelo segundo ano consecutivo, a parceria entre o ECOCINE e o SESI-SP se consolida como uma oportunidade de ampliar o acesso ao cinema, descentralizando a programação cultural e fortalecendo o diálogo sobre meio ambiente e direitos humanos em todo o estado de São Paulo. Parte da programação também será disponibilizada gratuitamente nas plataformas de streaming TaoPlay (www.taoplay.com) e Itaú Cultural Play (www.itauculturalplay.com.br).
 
Reconhecido como o primeiro festival temático do Brasil e o segundo do mundo, o ECOCINE é o único a integrar meio ambiente e direitos humanos em uma mesma plataforma audiovisual. Desde 1992, promove encontros, debates e reflexões a partir da arte e do cinema, sempre conectado aos DESCA – Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais da ONU. Este ano, o festival dialoga com as temáticas da COP30, destacando filmes de diferentes formatos, como ficção, documentário e animação.
 
Fonte: SESI SP

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...