A companhia Cênica, de São José do Rio Preto/SP, realiza nesta semana três apresentações de encerramento do projeto de montagem do espetáculo de rua GENTE, para todas as idades, contemplado pelo ProAC Editais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Fruto da segunda parceria da trupe com o premiado diretor e dramaturgo Marcelo Romagnoli, o trabalho é inspirado na figura do Profeta Gentileza, conhecido por espalhar mensagens de amor e paz.
Serão duas sessões na quarta-feira, dia 17, sendo a primeira às 9h, na Sede Cênica, localizada no Jardim do Seixas, voltada para crianças atendidas pela Casa de Eurípedes e também aberta ao público em geral, e a segunda, 20h, em Ubarana, na Praça da Matriz. A outra apresentação será quinta-feira, dia 18, às 13h30, no Centro de Convivência do Idoso de Thermas do Ibirá.
Movido por vozes astrais, o Profeta Gentileza, batizado José Datrino (1917-1996), saiu de Cafelândia, no interior paulista, sua cidade natal, e ficou famoso no Rio de Janeiro com um discurso incorporado e uma obra urbana que se propagou por todo o país e até hoje influencia as relações cotidianas. Ele abandonou tudo o que tinha para dedicar-se à sua missão, mobilizado pela tragédia do Gran Circo Norte-Americano, alvo de incêndio em 1962, em Niterói, que provocou a morte de 503 pessoas.
Conforme Romagnoli, as palavras de exortação à prática do bem e o lugar de grande circulação onde pintava essas pregações como viadutos, muros e pilastras o colocariam em uma posição de louco. "Mas Gentileza não era louco. Ele tinha o que a antropologia define como comportamento desviante, divergente do da maioria", fala o diretor.
A dramaturgia segue a biografia de Datrino desde seu nascimento até sua transfiguração como o profeta urbano, ao mesmo tempo utilizando-se da liberdade poética para fazer referências a outras figuras, poetas da loucura e transgressores da lógica: Stela do Patrocínio, Estamira, o escritor Qorpo-Santo, Lima Barreto e Artur Bispo do Rosário. Outra referência é à rio-pretense Carmela Dalva Lombardi, conhecida popularmente como Vandeca.
As pesquisas para a montagem de GENTE tiveram início no primeiro semestre de 2023. Já o processo de criação da dramaturgia textual e cênica começou em agosto, por meio de imersões entre Romagnoli e a equipe criativa. A primeira parceria da Cênica com o encenador, que assina texto e direção, foi por meio da orientação dramatúrgica para o espetáculo Oi Lá, Inezita (2018).
A ideia original de GENTE é de Fagner Rodrigues. No elenco, Andrea Capelli, Christina Martins, Fabiano Amigucci, Geovanna Leite, Glauco Garcia e Vanessa Palmieri. Direção musical de Cairo Francisco e Everton Gennari. Figurinos por Adbailson Cuba e cenografia de Léo Bauab.
O espetáculo conta com músicas originais, criadas especialmente para o trabalho. O processo de montagem teve a parceria do Hospital Bezerra de Menezes e do Terreiro Vó Benedita de Angola, sediado em São José do Rio Preto. A encenação é marcada pelo som das percussões e dos tambores ao vivo. "É o mesmo som que embala as vozes astrais e atravessa a mente, perturba os sentidos, abrindo caminho para a manifestação das ideias de amor e paz, a base do discurso de Gentileza", explica Romagnolli.
O projeto é viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural.
Sobre Marcelo Romagnoli
Dramaturgo e diretor de teatro estabelecido na cidade de São Paulo. Formado em direção teatral pela ECA/USP e história da arte pelo Instituto Lorenzo de Médice (Florença, Itália), recebeu os mais importantes prêmios do setor (APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte, Coca-Cola FEMSA, Governador do Estado, entre outros) tanto para sua dramaturgia como para direção teatral. É diretor da Banda Mirim e da Cia Bendita e desde 1998 escreve regularmente para crianças e jovens, com 27 textos encenados pelo Brasil. Tem seis livros publicados e um e-book lançado: "A CRIANÇA MAIS VELHA DO MUNDO" (Panda Books); "OS MUNDOS DE TERESA" (Cia das Letras, traduzido para o espanhol e para o coreano); "SETE TEXTOS DE TEATRO PARA CRIANÇAS E JOVENS" (Secretaria de Cultura de SP); "FILOSOFIA DA REVOLUÇÃO" (British Council); "TERREMOTA" (Cia das Letras, recebeu o Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil) e "ELAGALINHA" (Ed. Patuá), contemplado pelo edital estadual ProAC 2018 - Criação e Publicação de Dramaturgia; E-Book "Dramaturgia sem idade", contemplado pelo edital estadual ProAC 2021.
Sobre a Cênica
Companhia teatral de repertório fundada em 2007 por Fagner Rodrigues, conta atualmente com 23 integrantes e onze espetáculos em circulação, concebidos para palco, rua, espaços alternativos e ambiente virtual. Ao longo de sua trajetória, suas pesquisas têm sido pautadas no teatro popular, na dramaturgia autoral, na música ao vivo enquanto elemento dramatúrgico e na ocupação de ruas e espaços não convencionais. Para além de suas produções artísticas, a companhia mantém, em sua sede, o projeto Território Cênico, voltado à pesquisa, formação e difusão artística-cultural, e realiza a Mostra Cênica Resistências.
Sinopse:
Espetáculo de rua para todas as idades, GENTE é inspirado na missão e nos delírios verdadeiros do Profeta Gentileza que, movido por vozes astrais, saiu de Cafelândia e ficou famoso no Rio de Janeiro com um discurso incorporado e uma obra urbana que se propagou por todo o país e até hoje influencia nossas relações cotidianas.
Ficha técnica:
Ideia original: Fagner Rodrigues
Dramaturgia e direção: Marcelo Romagnoli
Elenco: Andrea Capelli, Christina Martins, Fabiano Amigucci, Geovanna Leite, Glauco Garcia e Vanessa Palmieri
Direção musical: Cairo Francisco e Everton Gennari
Preparação percussiva e trilha ao vivo: Cairo Francisco
Composições originais: Marcelo Romagnoli (letras), Christina Martins, Fabiano Amigucci e Glauco Garcia (melodias), Cairo Francisco e Everton Gennari (arranjos)
Figurinos: Adbailson Cuba
Costura: Vergínia Santana e Rosa Graner
Perucas: Anderson Corso
Cenografia: Léo Bauab
Assistente de cenografia: Rafael Lemis
Pintura dos painéis: Deivison Miranda
Serralheria: Amarildo De Paula
Produção executiva: Fabiano Amigucci, Fagner Rodrigues e Simone Moerdaui
Administração financeira: Cássia Heleno e Vanessa Palmieri
Assessoria de imprensa: Graziela Delalibera
Vivências artísticas: Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes e Terreiro Vó Benedita de Angola
Produção: Cênica
Apoio: Centro Cultural Vasco
Projeto realizado através do ProAC Editais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo
SERVIÇO:
Gente, da companhia Cênica
60 minutos. Grátis. Livre.
Programação:
Quarta, 17/1, 9h
Onde: Sede Cênica, em São José do Rio Preto (Avenida das Hortênsias, 263, Jardim dos Seixas)
Parceria: Casa de Eurípedes
Quarta, 17/1, 20h
Onde: Praça da Matriz de Ubarana
Parceria: Diretoria de Cultura/Prefeitura Municipal de Ubarana
Quinta, 18/1, 13h30
Onde: Centro de Convivência do Idoso "Tolentino Bernardo de Souza", em Thermas de Ibirá (Rua João Batista Albuquerque, 124)
Parceria: Cia. Arte das Águas/ Centro de Convivência do Idoso/Secretaria de Assistência Social
Cênica na internet:
Site: https://cenica.com.br | Facebook: @cia.cenica | Instagram: @_cenica | YouTube: @ciacenica
Fonte: Graziela Delalibera

