A Mostra de Teatro Popular atraiu 2.296 espectadores em três atividades virtuais. O número leva em conta o total de acessos nas páginas da Secretaria Municipal de Cultura e do Grupo Cabrabão. O evento começou em março, mas foi suspenso devido à pandemia do coronavírus, e retornou em junho no formato on-line para chegar às telas de computadores e celulares – ampliando o acesso à cultura.

Para fechar com chave de ouro a programação, além da apresentação do espetáculo Vapor, também foi realizada uma live com o elenco do Grupo Cabrabão, que dá vida à peça. Como o Steampunk foi o gênero usado para o diferencial da produção, também foi desenvolvida uma oficina especial sobre esse tema.

A trama mostra um período pós-apocalíptico, onde o Brasil enfrenta sua maior crise em séculos. Uma terra esquecida pelo governo e dominada pelos interesses dos conglomerados empresariais se torna o pano de fundo para que o lendário grupo cangaço à vapor saia à procura de um artefato, que pode resgatar tudo o que foi tirado do povo.

Rafael Back foi o responsável pelo texto e direção do espetáculo. Os figurinos são de Vânia Santos, enquanto que o cenário é do Grupo Cabrabão. Guilherme Brandão fez a pesquisa. Já a direção musical é de Maju Malavaes e Vine Spina. A orientação de artes virtuais é de Lucas Paschoal. No elenco estão Rafael Back, Aline Leite, Henrique Zukovski, Priscila Rodrigues e Vânia Santos.

“Fazer uma Mostra de Teatro Popular foi o maior desafio como produtor cultural que tive até o momento, e digo isso por duas questões: a primeira por que o Teatro Popular ainda é visto como algo ligado à cultura marginal e das massas apartadas do meio artístico, e em segundo lugar porque tivemos que enfrentar a quarentena bem no meio do evento. Como sempre na arte, fazemos das dificuldades nossa matéria-prima. O resultado foi que conseguimos, por meio da adaptação on-line, atingir mais pessoas e popularizar ainda mais o festival”, destaca Rafael Back.

Para quem não conferiu a programação ao vivo, basta acessar o canal da Secretaria de Cultura no YouTube: www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeCatanduva.

Incentivo às Artes

O projeto da Mostra de Teatro Popular foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura, por meio do Edital de Incentivo às Artes de 2019. A iniciativa é da Prefeitura de Catanduva, por meio do Fundo Municipal de Cultura, da Secretaria de Cultura e RB Produções. O apoio é da Associação Dell'arte, Trecho Arte e Ghost Whisper.

Imagem: Divulgação/ Grupo Cabrabão

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...