O Teatro SESI de Ribeirão Preto será palco de quatro apresentações gratuitas do espetáculo Gran Circo AndaLUZ, que foi idealizado pela Casa Aura - Arte e Produções Culturais, a partir das várias conexões artístico-culturais que unem a arte flamenca e o circo. As apresentações acontecem nos dias 20, 22 e 23 de novembro, às 20h, para o público em geral e, no dia 22, haverá uma sessão extra, para alunos das escolas municipais da cidade. Reserva antecipada de ingressos pelo link https://encurtador.com.br/QFJ5O.

Tanto o circo, quanto a arte flamenca, foram difundidos pelos ciganos oriundos de diferentes partes do mundo, que estavam sempre à procura de um recanto para se proteger das perseguições e das guerras.

A história do Gran Circo AndaLUZ tem momentos de interação com a plateia, para que as pessoas se sintam parte deste momento, em que as companhias itinerantes chegam às cidades, com muita animação. Algumas cenas retratam a chegada da trupe ao acampamento, representado na melancolia da vida nômade, do cansaço, das obrigações cotidianas e profissionais.

“As culturas circense e flamenca têm seus alicerces fincados na convivência muito próxima entre as famílias, parentes, amigos e os colegas de trabalho. E é isso que o espetáculo alegre, divertido e cheio de cultura irá retratar à plateia”, explica Carol Robatini, produtora da peça, que até os dez anos de idade, viveu no circo. Em 2012, ela fundou a Casa Aura, escola especializada em dança flamenca, com sede em Ribeirão Preto.

Na sequência, as coreografias flamencas em grupo e solos representam os artistas se preparando e ensaiando seus números: Bailarina Equilibrista, Domador, Globo da Morte, Cigana, Mágico, Palhaça e Mulher Barbada.

O espetáculo apresenta vários momentos, desde os ensaios, passando pelos momentos que antecedem a grande apresentação, até chegar ao espetáculo final.

O elenco completo se mantém em cena durante todo o espetáculo, reforçando o aspecto da vida em comunidade. Elementos como castanholas, leques, chapéus, capas e saias são utilizados em todas as coreografias, trazendo características marcantes do flamenco. Os músicos ao vivo representam a banda do circo, a famosa Charanga, e executam temas autorais, compostos especificamente para esse projeto, com inspiração em sons e melodias consagradas nos picadeiros e nos tablados flamencos.

O espetáculo conta com o apoio do ProAC e do governo do Estado de São Paulo.

 

FICHA TÉCNICA

Baile - Carlinhos Rowlands, Carol Robatini, Jonas Ruedas, Neri “El Pitufo” e Sara Lima

Atriz - Priscila Cubero

Guitarra - Jony Gonçalves

Percussão - Gustavo Rosa

Trombone - Milton Rodrigues

Cante - Ozir Padilla

ID visual - Tammy Aires

Desenho de luz - Edu Brasil

Iluminador - Michel Mika Masson

Som - Mario Porto

Cenografia e Figurinos- Palhassada Ateliê

Coreografia Flamenca - Miri Galeano

Direção Musical - Jony Gonçalves

Direção Artística, dramaturgia, concepção e partituras coreográficas cênicas - Ale Kalaf

Ideia Original - Carol Robatini

Produção - Casa Aura / Arte e Produções Culturais

Casa Aura – Desde 2012, a escola oferece aulas de flamenco para adolescentes a partir de 16 anos. Também tem uma turma especial para senhoras.

A Casa Aura está localizada na rua João Penteado, 677, em Ribeirão Preto e foi fundada pela bailarina e coreógrafa Carol Robatini, que viveu no circo até os dez anos de idade e, há 20, se dedica ao estudo, prática e ensino da dança flamenca.

SERVIÇO

Espetáculo Gran Circo AndaLUZ

Datas: 20, 22 e 23 de novembro (quarta, sexta e sábado)

Horário: 20h

Local: Teatro SESI, na Rua João Ignacchitti, 20-364, Jardim Castelo Branco, Ribeirão Preto (SP).

Ingresso: Gratuito, com reserva antecipada no site do Sesi https://encurtador.com.br/QFJ5O.

Classificação etária: livre

No dia 22 de novembro, às 15h, acontecerá uma sessão exclusiva para alunos de escolas municipais de Ribeirão Preto.

Fonte: Outras Palavras Comunicação Empresarial

Catanduva manteve quase a metade do elenco para o Paulistão Série A3 2025

Leia mais...

Reforço na segurança garante tranquilidade no Terminal Rodoviário de Catanduva durante as férias

Leia mais...

Catanduva garante transporte para mais de 450 alunos de instituições educacionais

Leia mais...

Energisa compartilha orientações para se proteger de golpes em transações

Leia mais...

Curso de Farmácia da Unifipa está com vagas para 2025

Leia mais...

Até 28 de janeiro, às segundas e terças-feiras, todos pagam meia entrada na Cinépolis do Plaza Shopping

Leia mais...