Depois de circular por oito cidades paulistas desde agosto, a turnê do Magia Negra, duo rio-pretense de black music formado por Diego Neves e Loren Lucca, chega à sua reta final neste fim de semana, com shows em Catanduva (sábado, 14/12) e São José do Rio Preto (domingo, 15/12).

 

Em Catanduva, o show do Magia Negra é o destaque da programação do Liberdade em Movimento, evento cultural voltado à comunidade LGBTQIAPN+ realizado pela produtora e ativista trans Carla Mendes nesta sexta e sábado (13 e 14/12), em diferentes locais da cidade. A apresentação será no sábado (14/12), às 20h, no Instituto Federal.

 

No domingo (15/12), a partir das 15h, o duo celebra sua primeira turnê paulista em evento especial na Casa Nuvem. Haverá feira de artes e uma série de bate-papos: Representatividade e pertencimento, com Christina Martins e Cairo Francisco; Cultura e Ancestralidade, com Beta Cunha e David Balt; Necropolitica e Racismo Estrutural, Lila Santiago e Alexandre Felipe; e Relações e afetos, com Anna Magalhães e Pamela Ramos. O show encerra a programação às 19h.

 

Ao longo de cinco meses, o Magia Negra circulou pelas cidades de Araçatuba, Ilha Solteira, Ribeirão Preto, Registro, Santos, Mirassol e Franca, retornando, agora, onde essa jornada começou.

 

Com canções autorais carregadas de poesia e resistência, o Magia Negra materializa em suas letras as vivências de Diego Neves e Loren Lucca em torno de temas como consciência racial, gênero, sexualidade, relacionamentos e convívio social. A obra do duo rio-pretense reverencia a música negra a partir de referências sonoras como o funk, o R&B e o rap, tendo produção assinada pelos DJs Basim e Rulian Romani.

 

A MPB (Música Preta Brasileira) do Magia Negra já conquistou o reconhecimento da crítica e do público. Oriki, uma de suas canções autorais, recebeu aclamação popular, em 2022, no Festival Nacional de MPB "Vinícius Nucci Cucolicchio", em São José do Rio Preto, além de conquistar o segundo lugar como melhor letra do júri formado por André Abujamra, Simone Mazzer e Vicente Barreto.

 

Para o duo, Magia Negra é o encontro entre a poesia e a ancestralidade negada ao povo preto. "É a potência de nossas vozes ecoando aos quatro cantos, para que nunca se esqueçam de quem fomos e de quem somos", destacam.

 

A trajetória do Magia Negra teve início na pandemia, em São José do Rio Preto, a partir das perspectivas e vivências da dupla: dois corpos pretos e dissidentes que buscam, através da arte, a comunicação, a identificação e o espelhamento das relações humanas para uma análise crítica. No palco, temas como racismo, preconceito, amor, empoderamento preto e autoestima são apresentados ao público por uma perspectiva afrocentrada.

 

No show de sua primeira turnê paulista, o Magia Negra conta com a participação dos músicos convidados Cairo Francisco e Nesk Beats, que conduzem a plateia em uma experiência sonora pautada por distorções e efeitos de guitarra e pelas batidas dos atabaques e agogôs.

 

Além dos bailarinos que potencializam as performances musicais do duo rio-pretense, o show também terá participação da atriz e performer Christina Martins, que traz para a cena as vozes dos antepassados através de uma dramaturgia poética calcada no texto e no movimento.

 

A realização da primeira turnê paulista do duo Magia Negra foi viabilizada com os recursos do ProAC (Programa de Ação Cultura), do edital nº 37/2023 (Cultura Negra, Urbana e Hip Hop), da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

 

Serviço

Show 'Magia Negra ao Vivo', com o duo Magia Negra

Dia 14 de dezembro (sábado), às 20h

Instituto Federal de Catanduva (Av. Pastor José Dutra de Morais, 239)

 

Dia 15 de dezembro (domingo), a partir das 15h

Casa Nuvem (Rua Presciliano Pinto, 838 - S. J. do Rio Preto)

Grátis

Mais informações no Instagram @magianegrareal 

Fonte: Harlen Félix

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...