A fotógrafa Nathalie Gingold e a psicanalista Claudia Grisi Mouraria estão na produção do da exposição "Palavras para o nascer – Do parto ao mundo", projeto ganhador do Prêmio Nelson Seixas 2020, Edital 003 - 2020 – Artes Visuais - Fotografia, que tem o propósito de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância do entorno do bebê no pós-parto.

O projeto consiste no lançamento de um site com relatos, fotos e informações do quanto a comunicação e os laços desenvolvidos entre os pais e o bebê nessa primeira infância, são importantes para a formação desse recém-nascido.

"O objetivo maior do 'Palavras para o nascer' é dar espaço e visibilidade acerca do vínculo que a mãe cria com a criança após o nascimento, momento crucial para desenvolver os alicerces da vida psíquica e da saúde mental do bebê", diz Cláudia, psicanalista e uma das idealizadoras do projeto.

"O 'Palavras para o nascer' veio a partir de um grupo de estudos do qual eu participo, a ideia de que o bebê tenha necessidades em seu entorno após o nascimento foi levado em consideração há pouco tempo. Pretendemos debater o assunto em lives com especialistas, encontros digitais, fotografias e textos no sentido terapêutico, atingindo todas as famílias interessadas no assunto", diz Nathalie.

Lançamento do site/Exposição
Devido ao contexto da Pandemia, a exposição será feita através de um site (www.palavrasparaonascer), que será lançado na primeira semana de novembro.


A exposição é uma composição entre as imagens, fotografadas pelo olhar de Nathalie, e a seleção de recortes teóricos, selecionados pela psicanalista Cláudia.  O intuito das autoras desse projeto é de informar e sensibilizar a sociedade a respeito da importância dos vínculos parentais e do contexto social/ou do que ocorre no entorno do bebê sobre o desenvolvimento (do bebê), em termos físico e psíquico.  

Mas, além do lançamento do site, o projeto contemplará uma série de atividades sociais, tais como lives (através de parcerias como o Coletivo Luna e o Instituto As Valquírias) e workshops voltados para as mães.

Esses encontros virtuais acontecerão antes da exposição e destinam-se as famílias e profissionais interessados em conhecer sobre o assunto de forma interativa e informativa, contando para isso, com a orientação das idealizadoras do projeto. Essas atividades serão divulgadas através das mídias sociais e da página do Instagram do projeto @palavrasparaonascer.

O Poder do Nascer
No ano passado, Nathalie Gingold realizou o projeto "O Poder do Nascer", também ganhador do Prêmio Nelson Seixas e no qual representava pela fotografia a importância da mãe para a concepção da criança ao mundo dando espaço e visibilidade a um diálogo sobre a consciência do parto. O projeto desse ano é uma continuidade do projeto anterior, que agora desdobra-se do parto ao mundo.

Fonte: BoniPeixe Comunicação e Fotografia

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...