Revelando os bastidores do teatro em miniatura, o teatro lambe-lambe, o grupo Varanda Teatro, de São José do Rio Preto (SP), dá início nesta semana à série "Por dentro da caixa". O objetivo é compartilhar o processo de construção e montagem das quatro caixas de teatro lambe-lambe integrantes do espetáculo "[Histórias encaixotadas]", inspirado em obras de grandes artistas plásticos, disponível no YouTube (www.bit.ly/YouTubeVarandaTeatro) até 16 de outubro. Serão quatro encontros realizados através de lives no Instagram (@varandateatro). 

Abrindo a série, nesta sexta-feira (21/8), 18h, acontece a live "Por dentro da caixa Guerra", com o pesquisador e caixeiro da Varanda Guilherme Hernandes. Ele vai revelar o interior da caixa "[Guerra]", mini-espetáculo inspirado em uma das obras mais famosas do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), "Guernica", que retrata o bombardeio à cidade de Guernica na Guerra Civil Espanhola (1936-1939). A caixa apresenta novas imagens e movimenta o ateliê do pintor, misturando sonho e realidade.

Neste sábado (22/8), 18h, será a vez de João Darte comandar a live "Por dentro da caixa Tupi or not Tupi?", criada a partir do quadro "Abaporu", da pintora brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973), nome de origem tupi-guarani que significa "homem que come gente". Na história, o personagem de mãos e pés grandes ganha movimentos. Com fome e em um lugar onde há apenas um cacto e um sol, ele precisa tomar uma decisão.

As demais lives estão programadas para setembro. Dia 19, Fernanda Missiaggia comandará o bate-papo "Por dentro da caixa Apenas um ladrão", inspirada na xilogravura "O Ladrão", do brasileiro Goeldi (1895-1961). A história mostra a visão do ladrão após cometer seu roubo, ainda esbaforido, seguindo sua fuga com pressa.

Dia 26 de setembro, quem conversará com o público é Laura Barbeiro, na live "Por dentro da caixa O voo da alma". A obra "O Terapeuta", do belga René Magritte (1898-1967), serviu de inspiração para o mini-espetáculo. Nele, um homem enigmático sem rosto descobre que dentro de seu corpo vive um pombo engaiolado e precisa lidar com sua liberdade interior.

Em "[Histórias encaixotadas]", as histórias se desenrolam de maneira visual e sonora, sem uso de textos e utilizando-se de bonecos de manipulação direta e bonecos de vareta, a manipulação indireta. A partir de uma relação simples e intimista com o espectador, que espia por um buraquinho a história contida dentro de uma caixa cênica, as histórias apresentam um conflito a ser resolvido, envolvendo elementos como tensão, fantasia e surpresa - seja através de um cenário que se transforma, da mudança de luzes, do movimento repentino de um objeto.

A disponibilização do vídeo de [Histórias encaixotadas] no YouTube acontece por meio do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

 

Concurso de desenho

Durante a disponibilização do vídeo do espetáculo [Histórias encaixotadas] no YouTube, acontece o concurso de desenho #VarandaemCasa. O desenho mais criativo ganhará uma boneca articulada em miniatura de teatro lambe-lambe criada pela artista visual Laura Barbeiro, caixeira e pesquisadora da Varanda, em homenagem a Tarsila do Amaral.

Podem participar adultos e crianças, moradores de todo o território nacional. Para participar, é preciso inscrever-se no canal da Varanda no YouTube e assistir ao vídeo do [Histórias encaixotadas]. Depois, criar um desenho a partir dessa experiência, tirar uma foto e publicar no Instagram, marcando com #VarandaemCasa e @varandateatro.

Os desenhos devem ser publicados até às 19 horas do dia 16 de outubro de 2020. O ganhador será anunciado no dia 20 de outubro de 2020, nas redes sociais da Varanda, e deverá entrar em contato com o grupo em 48 horas. O prêmio será entregue em até 30 dias após a confirmação do ganhador. A seleção será feita pelos artistas da Varanda, seguindo os critérios de originalidade, criatividade e adequação ao tema.

Os desenhos podem ser feitos com lápis, giz de cera, aquarela, caneta, tinta acrílica ou óleo, nanquim, guache, colagem e outros materiais, sobre papel ou cartão.

 

SERVIÇO:

 

Por dentro da caixa

21 de agosto (sexta-feira)

18h, live no Instagram @varandateatro: Bate-papo "Por dentro da caixa Guerra", com Guilherme Hernandes

 

22 de agosto (sábado)

18h, live no Instagram @varandateatro: Bate-papo "Por dentro da caixa Tupi or not Tupi?", com João Darte

 

19 de setembro (sábado)

18h, live no Instagram @varandateatro: Bate-papo "Por dentro da caixa Apenas um ladrão", com Fernanda Missiaggia

 

26 de setembro (sábado)

18h, live no Instagram @varandateatro: Bate-papo "Por dentro da caixa O voo da alma", com Laura Barbeiro

 

[Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe, com Varanda Teatro. Até 16 de outubro, vídeo disponível no canal da Varanda Teatro no YouTube: . Gratuito. Livre.

 

Sinopse:

[Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe é um espetáculo composto por quatro caixas independentes, mas, interligadas pelo tema "o homem e a sociedade", através da releitura em miniatura e criação de movimentos para obras de quatro artistas plásticos, sendo eles: o brasileiro Goeldi (1895-1961), o belga René Magritte (1898-1967), o espanhol Pablo Picasso (1881-1973) e a brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973).


Caixa [Guerra]

Com Guilherme Hernandes

Inspirada em uma das obras mais famosas do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), "Guernica", na qual ele retratou o bombardeio à cidade de Guernica na Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Dentro da caixa, novas imagens surgem e movimentam o ateliê do pintor, misturando sonho e realidade.

 

Caixa [Tupi or not Tupi?]

Com João Darte

Criada a partir do quadro da brasileira Tarsila do Amaral (1886-1873) chamado "Abaporu", nome de origem tupi-guarani que significa "homem que come gente". Na história, o personagem de mãos e pés enormes está com fome em um lugar onde tem apenas um cacto e um sol. Nesse cenário, ele precisa tomar uma decisão.

 

Caixa [Apenas um ladrão]

Com Fernanda Missiaggia

Inspirada na xilogravura "O Ladrão", do brasileiro Oswaldo Goeldi (1895-1961), a história mostra a visão do ladrão após cometer seu roubo, ainda esbaforido, seguindo sua fuga com pressa. Às vezes aquilo que foi roubado pode te roubar algo também.

 

Caixa [O vôo da alma]

Com Laura Barbeiro:

Inspirada na obra "O Terapeuta", do artista belga René Magritte (1898-1967), que foi do movimento artístico chamado surrealismo. Um homem enigmático sem rosto descobre que dentro de seu corpo vive um pombo engaiolado e precisa lidar com sua liberdade interior.

 

Siga a Varanda Teatro na internet: Facebook @varandateatro | Instagram @varandateatro | YouTube

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...