Primeira obra dramatúrgica da atriz, diretora e performer Tauane Santo Forte, fundadora da Cia. do Santo Forte, de São José do Rio Preto, a peça teatral MUSA faz sua temporada de estreia com apresentações na Casa Nuvem nesta sexta, sábado e domingo (30 e 31/5 e 1/6). A entrada é de graça.

 

Após um processo que envolveu a participação e a provocação de artistas convidados, sob a orientação do ator, bailarino, performer e diretor Aguinaldo de Souza (Londrina-PR), e uma série de rodas de conversa para refletir sobre temas como gênero e sexualidade, MUSA ganha sua primeira encenação, que evidencia a relação íntima do texto da peça com a autora e sua rede de afetos.

 

"A peça é sobre uma mulher que deseja contar sua própria história, ser dona de sua própria história. Em todas as produções anteriores da Cia. do Santo Forte, o meu processo de criação sempre foi inspirado em temas sociais, com um olhar para fora. Em MUSA, esse olhar se volta para dentro, tem a minha voz mais presente. Ela marca o momento em que me autorizo a me chamar como escritora", reflete Tauane.

 

Uma obra de autoficção, MUSA traz o diálogo entre duas personagens, a ARTISTA e a MUSA. Na montagem de estreia, a ARTISTA é interpretada por Tauane enquanto a MUSA é revezada por artistas convidados, nomes do teatro, da dança e do audiovisual: dJul3s, Gaia do Brasil, Hárlen Felix, Jessica Zago Paladino, Matheus Santana, Murilo Gussi, Reni Trombi, Rodolfo Kfouri e Zé Tomaz.

 

Propõe-se uma inversão de papéis que subverte a lógica binária da relação histórica do artista e sua musa e entre o homem e a mulher, discutindo questões como a invisibilidade bissexual e o machismo nas artes.

 

"Quando criei a Santo Forte, estava interessada em uma metodologia que possibilitasse o trabalho do ator a partir de procedimentos estéticos e políticos relacionados às religiosidades afro-brasileiras e ao feminismo. Hoje, percebo novas urgências que desejo discutir, como a necessidade de mulheres e pessoas gênero-dissidentes assumirem suas vozes e contar suas histórias", destaca a artista.

 

Para Tauane, "a escolha pelo revezamento de intérpretes da personagem MUSA da peça traz o amor como sinto nesse momento, mais no sentido de comunidade do que na unidade de um casal. E esse olhar surgiu durante os nossos Ritos Profanatórios (encontros mediados por Aguinaldo de Souza), quando me encantei com a possibilidade de diversas musas interagindo comigo em cena."

 

Na encenação de MUSA, cada apresentação se torna única, de modo que o público tem a possibilidade de participar das três sessões da temporada de estreia na Casa Nuvem, formulando diferentes visões sobre a relação do artista e sua musa proposta pela dramaturgia da fundadora da Cia. do Santo Forte.

 

As ações do projeto MUSA são realizadas com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio do CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 04/2024-SMC/PNAB PRODUÇÃO DE OBRAS ARTÍSTICAS, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

 

Serviço

Temporada de estreia de 'MUSA', da Cia. do Santo Forte

Dias 30 e  31/5 (sexta e sábado), às 21h

Dia 1/6 (domingo), às 20h

Casa Nuvem (Rua Dr. Presciliano Pinto, 838 – Boa Vista)

Grátis

Mais informações no Instagram: @ciadosantoforte

Fonte: Harlen Félix

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...