A Estância Turística de Olímpia se prepara para receber mais de 500 mil turistas durante as férias escolares de julho, um crescimento de 52% em relação ao mesmo período de 2024. O levantamento é do Observatório do Turismo de Olímpia (OTO), em parceria com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) do Governo do Estado de São Paulo.

A projeção indica 369.863 turistas hospedados em meios de hospedagem regulares, 62.104 em casas de temporada registradas e 77.128 visitantes “day use” que passam o dia na cidade sem pernoitar. A taxa média de ocupação hoteleira prevista é de 66,78%, índice expressivo considerando que Olímpia possui uma das maiores redes hoteleiras do Brasil, com mais de 35 mil leitos.

Crescimento

Os dados comparativos entre 2024 e 2025 mostram o vigor do setor turístico olimpiense. No primeiro semestre de 2025, a cidade registrou taxa média de ocupação hoteleira de 45,48%, superior aos 29,92% do mesmo período em 2024 – crescimento de 52%. O fluxo de turistas também apresentou evolução positiva, com 2.073.900 visitantes no primeiro semestre de 2025, contra 1.763.171 em 2024, aumento de 17,6%.

Janeiro liderou o ranking de visitação em 2025, com 515.977 turistas e taxa de ocupação de 66,18%, seguido por março (402.338 turistas e 51,50% de ocupação).

“Olímpia vive um momento histórico no turismo. Esses números refletem investimentos constantes na infraestrutura e na qualidade dos serviços oferecidos. A expectativa de meio milhão de visitantes em julho consolida nossa posição como principal destino de turismo familiar do país”, afirma o prefeito Geninho Zuliani.

Atrativos

O crescimento está diretamente relacionado aos atrativos de nível internacional da cidade. O Thermas dos Laranjais, segundo parque aquático mais visitado do mundo, preparou programação especial para as férias, incluindo suas atrações favoritas como a montanha-russa aquática, praias artificiais com ondas, Rio Selvagem e o complexo de toboáguas. O parque também está na reta final da construção do Nações, um dos maiores complexos de toboáguas do mundo, previsto para ser inaugurado em dezembro deste ano.

“Julho sempre é um mês muito especial para nós. O parque, de águas naturalmente quentes, fica mais colorido com as famílias aproveitando as atrações, e a cidade como um todo vive um clima diferente. Olímpia se transformou graças ao turismo e o Thermas tem muito orgulho de fazer parte dessa história de sucesso”, destaca Jorge Noronha, presidente do Thermas dos Laranjais.

Outro atrativo importante na cidade é o Hot Beach Parques & Resorts. Para as férias de julho, o quinto parque aquático mais visitado da América Latina tem como destaque a renovação de sua praia artificial, que ganhou 1.620 toneladas de areia novinha, especialmente desenvolvida para oferecer mais conforto, segurança e beleza.

“Nossa praia está ainda mais bonita, segura e gostosa para caminhar descalço, tomar sol e outras atividades”, afirma Brunno Theodoro, diretor de Parques do Hot Beach Parques & Resorts. Outra novidade é o planetário montado na Vila Guarani, um cinema 360° que leva crianças e adultos a uma jornada pelo espaço e pelas profundezas da Terra, onde está o Aquífero Guarani - o mesmo que também abastece as águas naturalmente quentes do parque. Na Vila Guarani, parque seco do complexo, são 11 brinquedos para todas as idades e shows noturnos.

Impacto econômico

O secretário de Turismo, Beto Puttini, destaca o fortalecimento contínuo do destino: “Olímpia vem se consolidando cada vez mais como referência nacional em turismo de lazer e familiar. Essa expectativa alta de visitação é resultado de planejamento, investimentos e da união entre poder público e trade turístico para oferecer uma experiência cada vez mais qualificada aos nossos visitantes. As férias de julho representam o segundo melhor período de visitação no ano, isso porque, mesmo com as temperaturas mais baixas, os parques de águas quentes são muito procurados pelas famílias.”

A cidade ainda aguarda marcos importantes para ampliar sua vocação turística: o Aeroporto Internacional, previsto para 2027, e a construção do novo Centro de Convenções, iniciativas que devem expandir o alcance para turismo de eventos e negócios.

Sobre o Observatório do Turismo

Instituído pela Lei Municipal n.º 5.060, de 26 de março de 2025, o Observatório do Turismo de Olímpia (OTO) é um núcleo de inteligência de mercado que analisa o comportamento do turismo através de pesquisas, levantamento de dados e elaboração de indicadores. A pesquisa sobre as expectativas para julho foi realizada entre os dias 25 e 26 de junho com 18,75% dos meios de hospedagem, correspondente a 69,82% dos leitos, com margem de erro de 1 ponto percentual e 99% de confiança.

Fonte: Comunic

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...