A cultura popular brasileira mais uma vez ganha destaque em Olímpia, no interior paulista, com a realização do 61º Festival de Folclore (FEFOL), até o dia 10 de agosto. Pelo 25º ano consecutivo, a Tereos apoia o maior evento do gênero no país, reafirmando seu compromisso com a valorização da cultura nas comunidades onde atua.
 
Neste ano, além de apoiar a realização do festival, a Tereos terá novamente a oportunidade de receber parte da programação em suas unidades. Ao longo da semana, três grupos participantes farão apresentações especiais para os colaboradores da empresa, levando música, dança e tradição para suas unidades industriais.
 
As apresentações nas unidades da Tereos acontecerão nos dias 4, 6 e 8 de agosto, com os grupos Coco de Roda Babaçu, de Maceió (AL), Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues, de São Luís (MA), e Grupo Parananin, de Ananindeua (PA), respectivamente.
 
Cada grupo leva ao público um recorte autêntico da cultura popular de sua região. O Coco de Roda Babaçu é uma das novidades da 61ª edição, apresentando uma dança vibrante com raízes africanas e indígenas. Já o Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues, comandado por uma mulher, resgata a riqueza histórica do Maranhão com musicalidade e expressão dramática. E o Grupo Parananin representa o Pará com manifestações tradicionais como lundú, chula marajoara, dança da farinha de tapioca e outras expressões da identidade amazônica.
 
Para Douglas Souza, gerente de Relações Institucionais da Tereos, apoiar o FEFOL é uma forma de incentivar a conexão entre as pessoas por meio da cultura. "Acreditamos que a cultura é uma ferramenta poderosa de transformação. Ser parceiro do Festival do Folclore por 25 anos reforça o quanto valorizamos o desenvolvimento humano, o respeito às tradições e a construção de uma comunidade mais integrada", afirma.
 
 
Edição histórica
Com o tema "Raízes que nos Conectam", o 61º Festival do Folclore de Olímpia presta homenagem ao estado do Maranhão e à sua expressão popular mais conhecida: o Bumba Meu Boi. Serão 61 grupos de 20 estados brasileiros das cinco regiões do país, totalizando cerca de 2 mil participantes entre dançarinos, músicos e cantadores. Desses, 17 grupos participam pela primeira vez do evento.
 
A programação gratuita inclui mais de 120 apresentações no Palco Principal, minifestival com as escolas municipais, seminários, oficinas, gincanas infantis, shows de música de raiz, feira de artesanato e o desfile de encerramento pelas ruas da cidade. A expectativa é de que o evento receba mais de 180 mil visitantes ao longo dos nove dias.
 
O Festival é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, com apoio de projetos de incentivo cultural e parceiros como a Tereos.
 
Serviço
61º Festival do Folclore – Jubileu de Castanheira
Até 10 de agosto de 2025
Recinto do Folclore "Professor José Sant'anna"
Avenida Menina Moça, 800 – Vila Hípica – Olímpia/SP
Programação completa: www.folcloreolimpia.com.br
 
Sobre a Tereos 
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 10.700 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana- de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 14 países, 38 unidades industriais e o compromisso de 15.600 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2024/25, o Grupo obteve um faturamento de €5,9 bilhões. 
 
Tereos no Brasil 
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.
 

Fonte: Comunic

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...