A edição online do Território Cênico, projeto de formação e difusão cultural da Cia. Cênica, chega ao mês de setembro dando continuidade à série de lives artísticas exibidas no canal da companhia rio-pretense no YouTube (www.youtube.com/user/ciacenica). Entre esta quarta-feira (2/9) e a próxima segunda (7/9), a programação contará com três lives, envolvendo as áreas de dança e teatro.

 

Um dos destaques é o bate-papo que acontece nesta quinta-feira (3/9), às 20h, dentro da série Encontros Possíveis. A live será comandada pela atriz e diretora teatral Beta Cunha e terá como tema "A presença dos artistas negros nas artes cênicas". No encontro, Beta receberá a atriz Jane Fernandes, do Grupo 59 de Teatro, de São Paulo, e o ator Ícaro Negroni, da Cia. Cênica, convidados a compartilhar suas trajetórias.

 

Durante o bate-papo, Beta também irá traçar um panorama histórico sobre a trajetória de artistas negros nas artes cênicas no Brasil, desde a criação do Teatro Experimental do Negro. O enfoque especial será dado ao trabalho e à história de atrizes como Ruth de Souza e Chica Xavier. A artista rio-pretense também falará sobre atrizes da chamada "nova geração" ou contemporâneas.

 

Mais programação

Antes do bate-papo, nesta quarta-feira (2/9), 20h, tem a live para compartilhamento da pesquisa "Corpo em Crise: uma relação entre a dança e o tempo", desenvolvida pelas bailarinas e atrizes Andrea Capelli e Cássia Heleno no âmbito do Núcleo de Pesquisa Cênica, coordenado pela Cia. A live terá uma apresentação de dança mostrando o resultado da pesquisa. O trabalho investigou o tempo como elemento da dança a partir de atividades e exercícios desenvolvidos junto a um grupo de participantes-colaboradores. Após a apresentação, haverá bate-papo com reflexões sobre dança em tempos de isolamento.

 

Já na próxima segunda-feira, feriado de 7 de setembro, 20h, a Cia. Beradeiro participa do Território Cênico com a leitura dramática do texto "Refugo", de Abi Morgan, que está em processo de montagem com direção de Ricardo Matioli.

A peça traz a história de Kojo, criança que, em seu aniversário de onze anos, vê sua família ser assassinada por guerrilheiros em meio à guerra civil. Aos 14, mandado a um abrigo para crianças refugiadas, é posto para fora por ser considerado um homem. Após a leitura, a Beradeiro falará sobre seu processo de montagem. A atividade é fruto da orientação artística realizada pela Cia. Cênica junto ao grupo.

 

Além das lives no canal do YouTube, o público poderá acompanhar outras ações do Território Cênico nas redes sociais da Cia. Cênica (Facebook @cia.cenica e Instagram @ciacenica): os vídeos da série Cápsulas Poéticas (terças e sábados) e os vídeos da pesquisa Medicina de Quintal (quartas e domingos).

 

A programação do Território Cênico 2020 é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Até 24 de setembro, serão desenvolvidas 40 atividades artísticas, todas gratuitas.

 

Serviço:

PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2020

Realização: Cia. Cênica, com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), de 16 de julho a 24 de setembro de 2020. Gratuito.

Programação completa: http://ciacenica.com.br/sit/territorio-cenico/

 

PROGRAMAÇÃO 2 A 7 DE SETEMBRO

 

Compartilhamento de Pesquisa "Corpo em Crise: uma relação entre a dança e o tempo"

Com Andrea Capelli e Cássia Heleno, bailarinas e atrizes

Exercício cênico resultante da pesquisa "Corpo em crise: uma relação entre a dança e o tempo", de Andrea Capelli e Cássia Heleno, que investigou o tempo como elemento da dança a partir de atividades e exercícios desenvolvidos junto a um grupo de participantes-colaboradores. Após a apresentação, haverá bate-papo com reflexões sobre dança em tempos de isolamento.

Quando: 2/9, quarta-feira, 20h

Onde: www.youtube.com/user/ciacenica

Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos

 

Bate-papo "A presença dos artistas negros nas artes cênicas"

Com Beta Cunha, atriz e diretora teatral

No encontro, a atriz e diretora teatral rio-pretense Beta Cunha irá traçar um panorama histórico sobre a trajetória de artistas negros nas artes cênicas no Brasil e receberá a atriz Jane Fernandes, do Grupo 59, de São Paulo, e o ator Ícaro Negroni, da Cia Cênica, de São José do Rio Preto, que compartilharão suas trajetórias.

Quando: 3/9, quinta-feira, 20h

Onde: www.youtube.com/user/ciacenica

Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos

 

Leitura dramática "Refugo"

Com Cia. Beradeiro

Leitura dramática do texto teatral de Abi Morgan, que está em processo de montagem com direção de Ricardo Matioli. A peça traz a história de Kojo, criança que, em seu aniversário de onze anos, vê sua família ser assassinada por guerrilheiros em meio à guerra civil. Aos 14 é mandado a um abrigo para crianças refugiadas de onde é posto para fora por ser considerado um homem. Após a leitura, a Cia. Beradeiro irá falar sobre seu processo de montagem. A atividade é fruto da orientação artística realizada pela Cia. Cênica junto ao grupo.

Quando: 7/9, segunda-feira, 20h

Onde: www.youtube.com/user/ciacenica

Não é necessário fazer inscrição. 120 minutos. 14 anos 

 

Fonte: Graziela Delalibera

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...