Em uma decisão que celebra o potencial local, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou a concessão do título de Município de Interesse Turístico (MIT) para Catanduva. A aprovação, que ocorreu em votação de urgência, reconhece os esforços da cidade para desenvolver seu potencial turístico.
O Projeto de Lei n° 778/2025 foi um dos 70 aprovados na sessão, e sua tramitação seguiu os critérios rigorosos da legislação. Para receber o título, Catanduva passou por uma análise técnica da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, que atestou que a cidade possui os atrativos necessários e a infraestrutura básica para receber visitantes. Com essa nova condição, Catanduva poderá receber recursos financeiros do governo estadual para investir em obras e projetos que visam fortalecer ainda mais seu setor turístico, gerando empregos e renda para a população local.
Sobre os MITs
Os MITs são cidades com grande potencial turístico, que recebem apoio do estado para desenvolver projetos na área. O título serve para reconhecer e fomentar a aptidão turística que esses municípios possuem, incentivando investimentos, em parceria com o Executivo estadual, em infraestrutura e promoção das atrações.
Hoje, depois de dez anos da criação do título, São Paulo conta com 144 MITs. Essas cidades são representadas pela Associação dos Municípios de Interesse Turístico (Amitesp).
Fonte: ALESP
![]() |


