Teatro, oficinas, bate-papos com escritores, contação de histórias e discotecagem estão na programação do Festival Ações Literárias (FAL) nesta quarta e quinta-feira, 3 e 4 de fevereiro. O evento oferece dez atividades gratuitas no formato online, através do canal no YouTube da casa de criar, espaço cultural de São José do Rio Preto que realiza o festival.
Entre os destaques da quinta-feira, estão o bate-papo com a professora e escritora Luana Passos, às 20 horas, e a discotecagem "Útero Sonoro", às 22 horas, com DJ Basim. Também tem a performance "Ao redor do fogão", com Carolina Manzato e Carolina Capelli, o espetáculo "[Histórias Encaixotadas] Teatro Lambe-lambe", com o grupo Varanda Teatro, e oficina de fanzine, com juny kp.
Na sexta-feira, o público poderá conferir duas contações de história ("A corda e os nós", com Akila Moreira, e "Contos e Lendas Africanas", com Beta Cunha), bate-papo com o escritor Leandro Passos, oficina de fanzine e o espetáculo teatral "Silêncio", do Núcleo Arcênico.
O FAL teve início na última sexta-feira, dia 29 de janeiro, e homenageia o escritor e educador mineiro Rubem Alves (1933-2014), tendo como tema "Rubem Alves: a importância da educação dos sentidos". O festival acontece até o domingo, dia 7 de fevereiro, totalizando 58 horas de transmissão virtual e 38 atividades, envolvendo 50 artistas e trabalhadores da área cultural.
O projeto foi um dos selecionados pelo Edital 06/2020 - Auxílio para Festivais de Culturas, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
Todas as informações sobre a programação estão disponibilizadas no perfil @festivalacoesliterarias no Instagram e no https://fal.casadecriar.com.br/. Durante a realização do evento, o público poderá participar de sorteios de livros de Rubem Alves e de autores participantes do evento através do Instagram.
SERVIÇO:
2º Festival Ações Literárias (FAL) - Rubem Alves: a importância da educação dos sentidos
Quando: 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2021
Onde: canal casa de criar no YouTube
Realização: casa de criar, através do Edital 06/2020 - Auxílio para Festivais de Culturas, da Lei Aldir Blanc, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto
Programação completa: https://fal.casadecriar.com.br/
Mais informações: @festivalacoesliterarias no Instagram
Grátis. Livre
Confira a programação desta quarta e quinta-feira (3 e 4 de fevereiro):
3 de fevereiro, quarta-feira
14H: PERFORMANCE "CONVERSAS AO REDOR DO FOGÃO" (São José do Rio Preto/SP)
Com Carolina Manzato e Carol Capelli, cozinheira e antropóloga. Atividade culinária envolvendo a leitura de trechos de Rubem Alves (que se debruçou sobre a arte da culinária e, diversas vezes, via metáfora conectou a fome ao desejo de aprendizagem) e o desenvolvimento de receitas que possam ser replicadas pelo público.
Não é necessário fazer inscrição.
15H: OFICINA DE FANZINE, com juny kp!
18H: ESPETÁCULO "[HISTÓRIAS ENCAIXOTADAS] TEATRO LAMBE-LAMBE" (São José do Rio Preto/SP)
Com Varanda Teatro. O espetáculo é composto por quatro caixas cênicas de teatro em miniatura: "Guerra", de Guilherme Hernandes; "Tupi or not tupi?", de João Darte; "O voo da alma", de Laura Barbeiro e "Apenas um ladrão", de Fernanda Missiaggia. As quatro histórias são ligadas pelo tema de obras de grandes artistas plásticos. Obras de Picasso, René Magritte, Oswaldo Goeldi e Tarsila do Amaral ganham vida através da manipulação e criação dos artistas nos seus pequenos teatros.
Não é necessário fazer inscrição.
20H: BATE-PAPO COM LUANA PASSOS (São José do Rio Preto/SP)
Conversa com a educadora e escritora de poemas e contos publicados nos Cadernos Negros volumes 41 e 42 e leitura de algumas de suas obras. Esse último volume, "Cadernos Negros – contos afro-brasileiros", foi indicado ao Prêmio Jabuti de 2020. Mediação: Carolina Manzato.
Não é necessário fazer inscrição.
22H: DISCOTECAGEM "ÚTERO SONORO" (São José do Rio Preto/SP)
Com DJ Basim. Um apanhado histórico das principais vozes femininas do século 20 e início do século 21. Diversidade étnica, racial e geográfica. "Úteros Sonoros" é um tributo à mulher e seu poder perene e potente.
Não é necessário fazer inscrição.
4 de fevereiro, quinta-feira
14H: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA "CONTOS E LENDAS AFRICANOS" (São José do Rio Preto/SP)
Com Beta Cunha, arte-educadora, diretora teatral e atriz. Através de adereços pessoais, lenços, xales, flor de cabeça e adereços cênicos, as personagens vão se criando. Através de cada lenda, a contadora faz um compartilhamento de sua ancestralidade e proporciona conhecimento da cultura africana a crianças e adultos.
Não é necessário fazer inscrição.
15H: OFICINA DE FANZINE, com juny kp!
18H: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA "A CORDA E OS NÓS" (São José do Rio Preto/SP)
Com Akila Moreira. Um conto de Evandro Moreira sobre nossas oportunidades de mudanças - inspirado na obra de Rubem Alves.
Não é necessário fazer inscrição.
20H: BATE-PAPO COM LEANDRO PASSOS (Três Lagoas/MS)
Relato e conversa sobre escrita literária, objetivando a reflexão sobre o processo de criação do autor. Motivação teórica e crítica, autores e vivências que servem de incentivo para a poética do autor serão destacados. O autor possui Possui contos e poemas publicados nos Cadernos Negros, pela Editora Quilombhoje (40, 41 e 42), pelas Editoras Benfazeja, Trevo e Cartola. Recebeu o prêmio de melhor conto da Antologia Reexistência, com o título "BorboNegra". É sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Mediação: Carolina Manzato.
Não é necessário fazer inscrição.
22H: ESPETÁCULO TEATRAL "SILÊNCIO" (São José do Rio Preto/SP)
Com Núcleo Arcênico. No dia de finados do ano da pandemia, dois atores se reuniram para resgatar um espetáculo de 15 anos atrás sobre luto, memória, cicatrizes e silêncios. A partir do episódio da morte do pai, dois irmãos tentam reaprender a conviver com suas memórias particulares e seus vazios em comum.
Não é necessário fazer inscrição.
Fonte: Graziela Delalibera - Assessora de imprensa