A Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura, que será realizada em São José do Rio Preto (SP) de forma online de 8 a 13 de março, abriu inscrições para as suas oficinas. Serão cinco atividades gratuitas, envolvendo dança, fotografia, hip hop, audiovisual e artesanato.

 

As oficinas têm vagas limitadas e as pessoas interessadas devem se inscrever preenchendo o formulário online disponibilizado no Instagram @mostra.delas, que também pode ser acessado diretamente pelo link . O prazo vai até o dia 2 de março e a seleção será por ordem de inscrição.

  

Idealizada pela empreendedora criativa Carolina Capelli, a Mostra dElas é realizada com auxílio da Lei Aldir Blanc, através do Edital 06/2020 - Auxílio para Festivais de Culturas, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto. Com uma ficha técnica majoritariamente feminina, o evento tem como objetivo dar visibilidade às mulheres da cena cultural da cidade, produzindo reflexões sobre o feminino e o papel da mulher na arte.

 

A programação de oficinas tem início no dia 9 de março. A primeira a ser ministrada será a oficina "A dança como experiência", pela dançarina e atriz Andrea Capelli. A atividade será desenvolvida a partir da leitura e discussão do texto "Notas sobre a experiência e o saber de experiência", de Jorge Larrosa Bondía, publicado em 2002, na Revista Brasileira de Educação. "A proposição é que se possa dar ao movimento, à dança, outra possibilidade de exploração. Pensar o mover-se a partir do par experiência e sentido", diz ela.

 

No dia 10, acontece a oficina "Fotografia com celular para pequenos negócios", com Milena Aurea. "Espera-se que a partir dessa experiência ocorra uma ampliação do olhar fotográfico, para melhorar a fotografia de produtos, alavancando vendas e ajudando na divulgação de pequenos negócios."

 

A dançarina Carol Cof comanda a oficina de hip hop no dia 11. Segundo ela, a oficina busca explorar a prática das danças urbanas como linguagem da cultura hip hop, através de exercícios e técnicas baseadas na social dance, ou seja, dança de função e contexto social. "Essa dança é mais destinada à participação do que ao desempenho, e pode ser seguida com relativa facilidade."

 

No dia 12, tem a oficina "Edição de Vídeo (nível básico) no Adobe Premiere", com a videomaker Fernanda Barban, que além de abordar noções básicas de edição no software, dará dicas a partir de seus processos de edição, entre os quais, a edição do documentário "dElas", que será exibido dentro da programação da mostra.

 

Já no dia 13, acontece a oficina "Encontro Precioso", com Carol Damiá, empreendedora criativa. Ela ensinará a confeccionar a boneca Abayomi, feita com retalhos de tecidos, sem costura e sem cola, e que foi criada por Lena Martins, maranhense, artista e militante do Movimento de Mulheres Negras. "As bonecas, em seus nós e cores, carregam a função de instrumento de conscientização sobre as contribuições dos afro-brasileiros na arte popular. Várias gerações de mulheres passam adiante esse conhecimento que é símbolo de valores ancestrais como a troca e o respeito pelos ensinamentos dos que vieram antes de nós", pontua Damiá.

 

As oficinas serão ministradas pela plataforma Zoom e as pessoas participantes irão receber o link da sala virtual por e-mail para acessarem no dia e horário de cada atividade. A programação de ações formativas também contará com rodas de conversa virtuais transmitidas pelos canais da mostra no Facebook (@mostra.delas) e no YouTube (), sem necessidade de inscrição antecipada. 

 

Além das ações formativas, a mostra envolverá apresentações artísticas transmitidas ao vivo pela internet contemplando várias modalidades culturais com protagonismo feminino. A programação completa do evento será divulgada em breve.

 

SERVIÇO:

Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura. De 8 a 13 de março de 2021. Fomento: Lei Aldir Blanc, através do Edital 06/2020 - Auxílio para Festivais de Culturas, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto. Inscrições para as oficinas: até 2 de março, pelo link

 

Siga a Mostra dElas na internet: YouTube | Facebook e Instagram @mostra.delas

 

 

MOSTRA DELAS - PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS

 

9 de março, terça-feira, 15 h

 

Oficina "A dança como experiência", com Andrea Capelli, bailarina e atriz

Atividade desenvolvida a partir da leitura e discussão do texto "Notas sobre a experiência e o saber de experiência", de Jorge Larrosa Bondía, publicado em 2002, na Revista Brasileira de Educação. A atividade partirá da palavra, que, para Bondía, "produz sentido, cria realidade e, às vezes, funciona como potente mecanismo de subjetivação".

20 vagas. 90 minutos. Livre.

Link para inscrições:

 

10 de março, quarta- feira, 15h

 

Oficina "Fotografia com celular para pequenos negócios", com Milena Aurea, fotógrafa

Atividade voltada a pequenos empreendedores que desejam investir em redes sociais. Participantes terão contato com conhecimentos básicos de fotografia, aprendendo a utilizar recursos fotográficos de aparelhos celulares, aplicando técnicas de composição, de iluminação, de harmonia, dicas de produção e outras.

20 vagas. 90 minutos. Pessoas interessadas a partir dos 16 anos.

Link para inscrições:

 

11 de março, quinta-feira, 15h

 

Oficina de Hip hop, com Carol Cof, dançarina

Oficina busca explorar a prática das danças urbanas como linguagem da cultura hip hop através de exercícios e técnicas baseadas na social dance, ou seja, danças de função e contexto social. Participantes exercitarão passos bases, sequência coreográfica e conceitos gestuais dessa vertente da dança.

20 vagas. 90 minutos. Pessoas interessadas a partir dos 14 anos.

Link para inscrições:

 

12 de março, sexta- feira, 15h

 

Oficina "Edição de Vídeo (nível básico) no Adobe Premiere", com Fernanda Barban, videomaker

Participantes terão a experiência de começar a editar no software Adobe Premiere e receberão dicas a partir dos processos de edição da ministrante, entre os quais, o documentário dElas, produzido no âmbito da mostra.

20 vagas. 90 minutos. Pessoas interessadas a parti dos 12 anos.

Link para inscrições:

 

13 de março, sábado, 15h

 

Oficina "Encontro Precioso", com Carol Damiá, empreendedora criativa

Durante a atividade, cada participante irá confeccionar uma boneca Abayomi. As abayomis são bonecas feitas com retalhos de tecidos, sem costura e sem cola. Foram desenvolvidas por Lena Martins, maranhense, artista e militante do Movimento de Mulheres Negras.

Materiais necessários: retalhos de tecido preto, retalhos de tecidos coloridos e  tesoura.

20 vagas. 90 minutos. Livre.

Link para inscrições:

 

Fonte: Graziela Delalibera - Assessora de imprensa

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...