"Inimigos – Espetáculo Game", do COATO Coletivo, de Salvador (BA), e "Tudo Que Coube Numa VHS", do Grupo Magiluth, de Recife (PE), são destaque na programação da Mostra Cênica Resistências, evento que começou na última sexta (23) e segue até o dia 30, de forma online e gratuita em diversas plataformas.

 

Peça de teatro em formato de game, para ser baixada no celular e outros dispositivos com sistema android e acessível para pessoas surdas, "Inimigos" é inspirada na obra "Um Inimigo do Povo" (1882), do dramaturgo Henrik Ibsen, e tem no ineditismo da junção entre artes cênicas, gamificação e o mundo do audiovisual um de seus atributos. O espetáculo é produzido em parceria com o Grupo de Desenvolvimento de Jogos da UFRJ (GDP). Em clima de suspense, o jogador-espectador assume a identidade de uma das personagens e trilha um caminho em um cenário aberto repleto de questões a serem solucionadas. O aplicativo está disponível de terça (27) a sexta (30). É necessário retirar ingresso pelo Sympla.

 

A trama original de Ibsen conta a história de um médico em uma pequena cidade litorânea norueguesa que, ao tornar público um problema de contaminação dos recursos hídricos no balneário, torna-se gradativamente o inimigo do povo, ao contrário do que imaginara enquanto prestava esse parecer à saúde pública da população. A obra virtual atualiza o cenário aos nossos contextos nacionais, instigando pessoas em todo território à reflexão e ação sobre crise de recursos hídricos, o descaso com a saúde pública e a corrupção política e social.

 

Já "Tudo Que Coube Numa VHS" é um experimento sensorial que proporciona ao espectador uma experiência individual. O público é conduzido por um percurso em que se torna cúmplice das memórias de um personagem, cristalizadas em torno das recordações sobre um relacionamento. A ação é acompanhada via web, por meio de uma série de plataformas virtuais de comunicação e entretenimento, como YouTube, WhatsApp e Instagram, numa experiência individual que transporta a uma nova esfera as relações de proximidade entre ator e espectador, recorrentes na obra do Grupo Magiluth. As sessões individuais acontecem segunda e terça e os ingressos para o experimento estão esgotados.

 

Para esta segunda-feira, ainda é possível retirar ingresso para o espetáculo "Birita Procura-se", com A Casa das Lagartixas (São José dos Campos/SP), com tradução em libras e audiodescrição, atuado por Ariadne Antico, com sessão às 20h, no YouTube, e retirada de ingresso pelo Sympla. Ela dá vida à palhaça protagonista, que na história parte em busca de um emprego e desafia (seus) limites para exercer alguma função importante em sociedade. Ariadne tem um tipo de paralisia cerebral e mergulhou na pesquisa de seu próprio corpo, a fim de entender o "tempo cômico" e a comicidade nesse corpo que é tão político e considerado anormal.

 

Inscrições para webinários

Ainda é possível fazer inscrição, no Sympla, para os webinários que acontecem na MCR. As conversas são pelo Zoom e contam com tradução em Libras. Entre os destaques estão o encontro A Poesia Preta e sua Multiplicidade, com Pieta Poeta (Belo Horizonte/MG), escritor, professor, artista cênico, e músico de Belo Horizonte (MG), campeão mundial de poesia falada. Será na quarta (28), 10h, com o objetivo de conversar e analisar o fazer poético negro contemporâneo, resgatar suas influências e falar de sua origem histórica, além de reverenciar a memória, pensar na cena da arte negra, identificar armadilhas coloniais.

 

Já Renata Carvalho, de São Paulo, atriz, diretora, dramaturga e transpóloga, conduzirá o webinário Censura e Representatividade, na quinta (29), no mesmo horário, conversando sobre pontos fundamentais que o tema do encontro envolve, como representatividade e arte; a prática do transfake; transfobia estrutural e recreativa; censura e os corpos trans/travestis; arte LGBTQI; estereótipos, arquétipos e narrativas viciadas comumente usadas sobre pessoas trans/travestis nas artes e ética, e interseccionalidades.

 

Mais programação

Todos os dias da programação da MCR tem apresentações online de diversas linguagens artísticas em diferentes plataformas, uma ampla programação de ações formativas e reflexivas e também uma feira de economia feminista, criativa e solidária.

 

Primeira edição totalmente virtual do evento realizado desde 2014 pela Cia. Cênica, companhia teatral sediada em São José do Rio Preto (SP), a Mostra traz um panorama do poder de reinvenção de artistas e coletivos em tempos de distanciamento social imposto pela pandemia. Neste ano, a Cia Cênica uniu-se aos coletivos GAL – Grupo de Apoio à Loucura, Agrupamento Núcleo 2, Pretas PalaBRas e Primavera nos Dentes para realizar o evento e a edição conta com seis módulos.

 

A realização da Mostra Cênica Resistências 2021 conta com recursos do Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 40/2020 – "Produção e Realização de Festival de Cultura de Economia Criativa com Apresentação Online", da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, via Lei Federal Aldir Blanc, de auxílio ao setor cultural.

 

 

SERVIÇO:

Mostra Cênica Resistências

De 23 a 30 de abril de 2021

Realização: Cia. Cênica, em parceria com Agrupamento Núcleo 2, GAL - Grupo de Apoio à Loucura, Pretas PalaBRas e Coletivo Primavera nos Dentes, através do ProAC Expresso Lei Aldir Blanc

Gratuito

Programação completa: ciacenica.com.br/sit/mostraresistencias2021

Ingressos e inscrições: www.sympla.com.br/produtor/mostracenicaresistencias

 

Onde assistir: diferentes plataformas, a depender da atividade, como o Zoom e os canais digitais da Cia. Cênica,  Agrupamento Núcleo 2, Coletivo Primavera nos Dentes, GAL - Grupo de Apoio à Loucura e Pretas PalaBRas (YouTube, Facebook e Instagram).

 

 

PROGRAMAÇÃO 27/4

 

MÓDULO CONEXÃO CÊNICA

 

Inimigos – Espetáculo Game | COATO Coletivo (Salvador/BA)

27 a 30/4. Vários horários. Aplicativo (apenas sistema Android). 40 a 60 minutos. 14 anos. Legendas opcionais. Retirada de ingresso gratuito pelo Sympla. Lugares ilimitados. 

Inspirada na obra "Um Inimigo do Povo" (1882), do dramaturgo Henrik Ibsen, a produção tem no ineditismo da junção entre artes cênicas, gamificação e o mundo do audiovisual um de seus atributos. O espetáculo, a ser baixado virtualmente, é produzido em parceria com o Grupo de Desenvolvimento de Jogos da UFRJ (GDP). Em clima de suspense, o jogador-expectador assume a identidade de uma das personagens e trilha um caminho em um cenário aberto repleto de questões, atualizadas ao contexto nacional, a serem solucionadas.

Ficha técnica: Texto original: Henrik Ibsen | Realização: COATO Coletivo | Direção e Adaptação: Marcus Lobo e Mirian Fonseca | Roteiro: Márcio Ventura | Procedimentos telemática para as cenas em tempo real: Danilo Lima | Grupo De Desenvolvimento De Jogos – GDP | Elenco-Personagens Jogáveis (NPC): Mirela Gonzalez-Empresária | Natielly Santos-Médica | Victor Sampaio-Repórter | Genário Neto-Prefeito | Elenco-Personagens Não Jogáveis (NP): Amanda Cervilho-Professora | Matheus Nasca-Ruralista | Foto: Márcio Ventura | Arte: Mário Oliveira.

 

Experimento Tudo Que Coube Numa VHS | Grupo Magiluth (Recife/PE)

26 e 27/4. 18h às 23h. Várias plataformas. Sessões individuais com 30 minutos. 16 anos. Retirada de ingresso gratuito pelo Sympla. 80 lugares. 

O público é conduzido por um percurso em que se torna cúmplice das memórias de um personagem, cristalizadas em torno das recordações sobre um relacionamento. A ação é acompanhada via web, por meio de uma série de plataformas virtuais de comunicação e entretenimento, numa experiência individual que transporta a uma nova esfera as relações de proximidade entre ator e espectador, recorrentes na obra do Grupo Magiluth.

Ficha técnica: Criação: Grupo Magiluth | Direção: Giordano Castro | Assistência de Direção e Vídeo: Juliana Piesco | Dramaturgia: Giordano Castro | Performers: Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Lucas Torres, Mário Sergio Cabral e Pedro Wagner | Design De Som: Kiko Santana | Produção: Amanda Dias Leite | Foto: Levy Mota.

 

Apreciação crítica Olhares Conexos, com Fabiana Monsalú

27/4. 13h30. Instagram: Cia. Cênica (@ciacenica).

A artista, curadora e pesquisadora teatral Fabiana Monsalú faz, em lives de curta duração no Instagram, a apreciação crítica de um dos espetáculos selecionados. Nesta data, a obra será "Birita Procura-se".

 

WEBINÁRIOS

 

Teatro e Audiovisual: da Cena à Imagem, com Fernando Timba (São Paulo-SP)

27/4. 10h. Zoom. 120 minutos. Livre. Tradução em Libras. Gratuito. Inscrições abertas pelo Sympla. Vagas limitadas. 

O artista multimídia promove um bate-papo com o público fazendo um passeio pela fusão de linguagens dentro do processo de criação no teatro, como o espetáculo "Lazarus", de Felipe Hirsch e sua experiência no cinema e nas artes visuais.

Fernando Timba é artista multimídia, trabalha e vive na cidade de São Paulo, onde desenvolve direção de arte para cinema, videocenários para óperas e espetáculos de teatro e dança. Ministra oficinas sobre imagem em movimento, com foco em vídeo experimental e videomapping. Entre seus trabalhos estão os espetáculos "Puzzle" e "Lazarus", de Felipe Hirsch; imagens para a turnê "Zii e Zee", de Caetano Veloso, o longa-metragem "Cidade Pássaro", de Matias Mariani (Primo Filmes, 2020); a série "Feras", de Teo Poppovic, Maria Farkas e Lia Kulakauskas (MTV - Primo Filmes, 2018); o curta-metragem "Sem Asas", de Renata Martins (Mahin, 2019),  e "A Felicidade Delas", de Carol Rodrigues (Manjericão, 2019).

 

MÓDULO CABARÉ DA MADRE

 

Interrogação define orientação?

27/4. 22h. YouTube: Agrupamento Núcleo 2. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso. 16 anos.

Abrindo a programação, cena curta Maybe dessa vez, com GAL – Grupo de Apoio à Loucura. Na sequência, tem performance de Rachel Shineyder (São José do Rio Preto), responsável pela montação de convidado/a surpresa. Fechando a noite, performance Montação, com Manxs (Rio Claro/SP), grupo de Arte Drag Queen que atua com performances musicais sob a influência do rock, como ferramenta para o empoderamento e entretenimento da comunidade LGBT.

 

MÓDULO PRETAS PALABRAS

 

Performance Farto | Mayara Ísis (São José do Rio Preto/SP)

27/4. 12h e 18h. Facebook: Agrupamento Núcleo2. Duas partes de 15 minutos cada. 16 anos.

far·to

adj

1 Que existe ou pode ser encontrado em grande quantidade; abundante, copioso.

2 Que está cheio; repleto, atulhado.

3 Com o corpo forte, sadio, bem nutrido; gordo, corpulento.

Reverberando dentro a poeta transborda em uma performance audiovisual suas memórias afeto e partilha com o público cartas endereçadas a amores que foram embora, mas dela não partiram. Enunciando poesias ao tempo, ela molha o corpo de quem assiste com dengo, saudade, desejo, afeto, luto, despedida, tesão, memórias, vida...

 

MÓDULO FEIRA DAS ROSAS

 

Bazar Criativo

24 a 30/4. A partir das 9h (vários horários). Instagram: @coletivoprimaveranosdentes

Exposição e divulgação de produtos e serviços oferecidos por empreendedoras autônomas.

 

Workshop Gestão cultural - Perspectivas feministas para economias em redes, com Cassiane Tomilhero, produtora cultural

27 e 28/4. 14h30. Zoom. Inscrições gratuitas pelo Sympla. 50 vagas.

Durante dois encontros serão apresentados modelos de gestão de projetos e coletivos culturais, a partir de uma perspectiva feminista, colaborativa e criativa. Por meio do compartilhamento de ferramentas e experiências de gestão, comunicação e planejamento de projetos, vamos dialogar e experimentar práticas que nos ajudem a criar modelos de economia em rede para as artes e a cultura. A atividade é voltada a mulheres artistas, produtoras e estudantes de arte e cultura, que desejem se aprofundar neste campo.

Cassiane Tomilhero é sócia na produtora Cais das Artes e integrante do coletivo feminista Caju Cultura. Graduada em Artes Cênicas na UEL e mestre em Artes pela Unicamp. Formada no Programa de Gestão de Projetos do extinto MinC (Ministério da Cultura), Introdução ao método Dragon Dreaming e no Curso de Gestão Cultural do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.

 

MÓDULO INSTANTES WINMOSTRA

 

Sabatina Online

27/4 no Instagram @artenucleo2. A partir das 11h.

Os artistas convidados Ailton Rodrigo, Alexandre Melinsky, Beta Cunha, Cássio Inácio e Fabiana Pezzotti participam de um jogo documental de tabuleiro voltado à criação de conteúdo audiovisual projetado para ocupar o Reels. Concebido para ser inédito a cada realização, seu objetivo é o intercâmbio entre conhecimentos pessoais e criativos de cada participante. A produção é de Daniela Honório e a edição de Jef Telles.

 

Verdade ou Fantasia?

27/4 no Instagram @artenucleo2. 14h. Tradução em Libras.

Seis profissionais de áreas de atuação distintas contam, cada um, uma história cabulosa de até dois minutos, para ocupar o iGTV. Com: Bruna Giorjiani, Shybaka Melo, Fernando Marques, Gaia do Brasil, Tauã Teixeira e Vanessa Cornélio.

 

Estação Lunar

27/4 no Instagram @artenucleo2. 16h.

Como o nome sugere, o módulo INSTAntes WinMostra ocupa o Instagram com intervenções criadas para o ambiente virtual. Em Estação Lunar, o ator Cassio Henrique aceita o desafio da criação surrealista em quarentena. Dentro do tema proposto e provocado pelo diretor Jef Telles, que também assina a edição, o artista da cena produz um mínimo de seis vídeos com durações variadas para ocupar o iGTV, Stories e Feed.

 

Insônia

27/4 no Instagram @artenucleo2. 21h. 

Concebido para ocupar o Feed, a artista audiovisual Fernanda Barban promove a junção de seis videoartes [produzidas por seis videastas] e seis mini poemas [escritos por seis poetisas] com duração de trinta segundos cada. Foram convidadas as videastas Ana Paula A Liga, Elissa Pomponio, Fabiana Soave, Juliana Carolina, Priscila Beal e Rosi Caires, e as poetisas Carolina Manzato, Cintia Sumitani, Juliana Medeiros, Kenie Borges, Mariana Carvalho e Mariana Reis.

 

 

 

Siga os coletivos realizadores da MCR:

 

Instagram: @ciacenica | @artenucleo2 | @_grupodeapoioaloucura | @pretaspalabras | @coletivoprimaveranosdentes

 

Facebook: https://www.facebook.com/cia.cenica

 

https://www.facebook.com/artenucleo2

 

https://www.facebook.com/grupodeapoioaloucura

 

https://www.facebook.com/pretaspalabras

 

https://www.facebook.com/coletivoprimaveranosdentes

 

YouTube: www.youtube.com/ciacenica

 

https://www.youtube.com/channel/UCdFV8CvF9l0FKJkQSaZE7WA

 

https://www.youtube.com/channel/UCiD8_kKRpk2P3mqCAI2DZog

 

https://www.youtube.com/channel/UCqA4_W6e8cnY1ew3mYL2R4g

 

 

https://www.youtube.com/channel/UCnMpl3a9AR_OfABKxabWGDQ

 

Fonte: Graziela Delalibera - Assessora de imprensa

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...