O FrESTA - Jornada Literária levou informação, conhecimento e entretenimento para mais de 4.500 pessoas nos cinco dias (de 19 a 23/05) de festival. Foram mais de 65 horas de atividades culturais e com a participação de mais de 90 artistas, contribuindo economicamente com uma das classes mais afetadas pela pandemia.

Com o propósito de fomentar a literatura e outras linguagens da arte, a programação do FrESTA será relançada de forma gratuita no domingo, dia 30, às 18h, através de uma live no canal do YouTube da Cia. Apocalíptica (@ciaapocaliptica).

O público poderá conferir contações de histórias, atividades formativas sobre cultura urbana, negra e popular, patrimônio imaterial, dança, apresentações teatrais, música e shows de mágica.

Na produção e realização, o festival contou com 15 profissionais liderados pelo proponente Tiago Augusto Lima e se concretizou como um movimento artístico necessário no calendário de artes da cidade. O FrESTA aconteceu com recursos da Lei Aldir Blanc São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

"O festival é fundamental em vista que não temos mais a Bienal do Livro, então mesmo que no campo online, o FrESTA cumpre essa visibilidade aos projetos literários, como também resgata a importância da oralidade e põe um holofote no diálogo da literatura com diversas outras vertentes artísticas", diz Tiago Augusto Lima, um dos idealizadores do FrESTA.

O festival teve mais de 170 inscrições de grupos, coletivos, artistas e contadores de histórias de cidades como Ituiutaba (Minas Gerais), Salvador (Bahia), Belo Horizonte (Minas Gerais), Extremoz (Rio Grande do Norte), Montenegro (Rio Grande do Sul), Paulista e Belo Jardim (Pernambuco), São Paulo (capital), Bertioga, Campinas, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Fonte: BoniPeixe - Assessor de Comunicação

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Entrada franca, open bar e novo formato: Festa do Peão de Paulínia abre vendas para 2026

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...