O presidente do Instituto Mauricio de Sousa (IMS), o desenhista Mauricio de Sousa, participa do Introvertendo, principal podcast sobre autismo do Brasil e único do país, totalmente feito por autistas. Nesta sexta (24), o Introvertendo libera o seu 98º episódio, a partir da meia-noite, chamado "Autismo na Turma da Mônica”, série de quadrinhos criada pela Mauricio de Sousa Produções (MSP).

No bate-papo, Mauricio conta mais sobre o André, primeiro personagem autista da Turma da Mônica. Criado em 2001, por Mauricio de Sousa, o personagem é o protagonista da revista especial "Um Amiguinho Diferente" e de animações que alertam pais, familiares e professores para a importância do diagnóstico precoce do autismo, e mais recentemente, tem participado das histórias da Turma da Mônica, nos gibis que vão para as bancas, e também de histórias exclusivas em parceria com a Revista Autismo.

Um dos destaques em torno da Mauricio de Sousa Produções com o autismo é a participação de autistas no processo criativo. Questionado ainda sobre isso, Mauricio destaca que considera fundamental falar sobre pessoas com deficiência: “Realmente é importante para que possamos provar para terceiros que as crianças ou jovens com algum tipo de dificuldade podem trabalhar, podem aprender, podem evoluir”, completou.

O quadrinista ainda falou do plano de internacionalizar o conteúdo da Turma da Mônica para outros países e línguas. “A criançada no mundo inteiro merece ter a Turma da Mônica, merece os nossos personagens e ter as mensagens que nós colocamos também nos nossos produtos”, afirmou.

O episódio está disponível nos diferentes aplicativos de áudio e podcasts, como Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts. No site do Introvertendo, também há uma versão do conteúdo disponibilizado na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Sobre o Introvertendo

Primeiro podcast do Brasil e do mundo formado por autistas, o Introvertendo hoje é o principal podcast sobre autismo do país e é feito por 10 autistas, de diferentes áreas do conhecimento, abordando o transtorno nos contextos de saúde mental, cultura e cidadania.

Sobre o Instituto Mauricio de Sousa (IMS)

Fundado em 1997, o IMS realiza projetos, campanhas e ações sociais focados na construção de conteúdos, que por meio de uma linguagem clara e lúdica, estimulam o desenvolvimento humano, a inclusão social, o incentivo à leitura, o respeito entre as diferenças, a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos.

Fonte: Instituto Mauricio de Sousa

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...