A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura, finalizou o inventário da Pinacoteca Municipal João Nasser, o histórico Castelinho. Agora, o livro de registros tem 682 objetos catalogados. O processo teve início em março de 2019 e foi finalizado em abril de 2020.

A iniciativa é pioneira e busca preservar todos os itens que estão abrigados no espaço público. O inventário mostra 110 livros, 50 catálogos, 54 quadros, 459 fotografias, 15 móveis, 3 desenhos e 21 objetos como gavetas, xilografia, impressões de fotos, telas, molduras, esculturas de metal, entre outros.

O treinamento dos servidores e o acompanhamento da catalogação teve o auxílio de representantes regionais do Sistema Estadual de Museus (Sisem).

Os padrões técnicos de documentação museológica foram seguidos com foco na busca, reunião, organização, preservação e disponibilidade de todas as informações referentes às características físicas, dados administrativos, história e problemas do acervo da Pinacoteca. Todo o trabalho foi registrado em 2.825 fotos.

Resgate da história

O Castelinho é parte importante da história de Catanduva e se transformou na Pinacoteca Municipal em 19 de dezembro de 2012. O prédio abriga salas de exposição, pesquisa, estúdio, área para contar a história do próprio Castelinho e varandas contemplativas. O espaço também conta com salas administrativas.

O espaço oferece exposições sazonais de artes plásticas e visuais. Por conta da quarentena do novo coronavírus, o prédio está fechado ao público.

Imagem: Divulgação/ Secretaria Municipal de Cultura

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...