BATE-PAPO – Lançamento do livro "Mulheres assentadas: mães de todas as lutas".
Data: 7 de dezembro (quarta-feira), às 19h.
Local: Sesc Catanduva (Espaço Tecnologia e Artes).
Ingressos: os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na Central de Atendimento do Sesc com 1h de antecedência.
Tamiris Volcean agrupa, nesta obra, relatos que "pintam um quadro" realista e comovente da vida das mulheres assentadas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST. Enquanto reconstituem trajetórias individuais de sofrimento e resistência das mulheres assentadas, as falas ainda perfilam momentos históricos das lutas agrárias no Brasil, como o da repressão no campo durante a ditadura civil-militar (1964-1985).
Entre um café e outro, a autora colheu depoimentos de mulheres de três assentamentos no interior do estado de São Paulo: Horto de Aimorés (Pederneiras e Bauru), Zumbi dos Palmares (Iaras) e Boa Esperança (João Ramalho). Por meio dessas narrativas ela construiu, neste livro, a saga do "nascimento da mulher assentada".
São histórias de transformação de esposas submissas e oprimidas em agricultoras donas de seu destino, de mulheres passivas em sábias lideranças sociais, forjadas em anos de luta renhida, na verdade, sua única opção disponível.
Integrando o lançamento do livro, o Coletivo Dell'Arte apresenta, como resultado final das residências artísticas em teatro que acontecem nas tardes de sábado no Sesc, "O ventre da terra", uma intervenção poética e musical que revela a potência da relação das mulheres com a terra.
Não recomendado para menores de 12 anos – Classificado oficialmente pelo Ministério da Justiça.
---
EXIBIÇÃO E BATE-PAPO – "Sankofa: o futuro é ancestral".
Data: 8 de dezembro (quinta-feira), às 20h.
Local: Sesc Catanduva (Quiosque B).
Ingressos: os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na Central de Atendimento do Sesc com 1h de antecedência.
Encerrando as atividades – deste ano – do projeto "Sankofa: o futuro é ancestral", realizado pelo Sesc Catanduva em parceria com o Movimento Negro e Prefeitura Municipal, a exibição do documentário, de mesmo nome, aborda, pela trajetória de três artistas negros do interior de São Paulo, o apagamento das produções artísticas negras desde a Semana de Arte Moderna de 22!
O passado e o presente se conectam.
Figuras emblemáticas como Lima Barreto, Pixinguinha e os Irmãos Timótheo, são trazidos à tona. As contribuições para o mundo das artes, como proposta de renovação da arte brasileira, destacam-se no documentário. Um caminho para o futuro é oferecido por uma conexão ancestral.
Livre – Autoclassificação.
---
EXIBIÇÃO E BATE-PAPO – Filme "Terra para Rose".
Data: 10 de dezembro (sábado), às 9h30h.
Local: Senac Catanduva (R. Santos, 300 - Vila Rodrigues, Catanduva - SP).
Ingressos: os ingressos são gratuitos e devem ser retirados no dia da atividade, na Central de Atendimento do Senac.
"Terra para Rose" mostra a luta por terra e pela reforma agrária no Brasil da Nova República. O filme apresenta a participação de diversas mulheres no conflito da fazenda Anoni (Rio Grande do Sul), ocupada por 1.500 famílias. Como o próprio nome diz, a figura central é Rose, uma mulher que luta para dar uma vida digna ao seu filho pequeno.
O documentário, dirigido por Tetê Moraes, recebeu prêmios em vários festivais de cinema.
Não recomendado para menores de 12 anos – Autoclassificação.
---
GAMES – Futebol virtual FIFA 23
Data: 10 (sábado) e 11 de dezembro (domingo), às 10h às 17h.
Local: Sesc Catanduva (Espaço Tecnologia e Artes).
Como participar: atividade grátis. Não é necessário realizar a retirada antecipada de ingressos.
Com o gameplay mais realista e uma bela ambientação, o jogo da aclamada franquia de futebol virtual FIFA 23 proporciona uma experiência única aos jogos de simulação de esporte! Venha vivenciar essa experiência.
Livre – Autoclassificação.
Link: https://www.ea.com/pt-br/games/fifa/fifa-23
---
CONTAÇÃO – A menina da cabeça quadrada
Data: 10 (sábado), às 10h.
Local: Sesc Catanduva (Espaço de Brincar).
Como participar: grátis. Entrega de senhas no local, com 30min de antecedência.
As viajantes do tempo trazem para o público a história da menina da cabeça quadrada, uma história adaptada do livro de Emília Nuñes. Nessa história, nossas viajantes convidam as crianças da era digital a descobrirem os prazeres das brincadeiras tradicionais.
A Cia Arte Brasil de Experimentos Artísticos é um Grupo de Teatro brasileiro que se dedica à pesquisa da linguagem teatral nas suas mais diversas manifestações. Desde 2017 vem desenvolvendo um trabalho contínuo, que envolve a apresentação de espetáculos, contação de histórias, performances, além de diferentes atividades de formação e difusão do teatro, audiovisual e literatura.
Livre – Autoclassificação.
---
Circo – Sobre Rios
Data: 11 (domingo), às 10h30.
Local: Sesc Catanduva (Quiosque B).
Ingressos: os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na Central de Atendimento do Sesc com 1h de antecedência.
A relação da família circense Fran, Douglas, Teo e Kinã Marinho com os rios e com as ruas é profunda, como profundo já foi Velho Chico. Em "Sobre Rios", as águas e o concreto que margeiam as mais antigas e afetivas memórias da trupe ganham formas, movimento e poesia.
O espírito mambembe e os elementos biográficos dão a tônica desta montagem da Cia Circo do Asfalto.
O enredo traz uma família circense que viaja se apresentando em praças, parques e ruas de cidades que encobriram seus rios. Os números de malabarismo, acrobacias e palhaçaria trazem o conhecido virtuosismo artístico de Fran e Douglas Marinho de maneira integrada à dramaturgia e uma direção artística carregada de referências do imaginário das comunidades ribeirinhas brasileiras.
Livre – Autoclassificação.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=2su23-XAm7s
---
Música – Ho Ho Rock!
Data: 11 (domingo), às 16h30.
Local: Sesc Catanduva (Quiosque B).
Ingressos: os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na Central de Atendimento do Sesc com 1h de antecedência.
Domingo é dia de rock, bebê! O show especial fica por conta da Banda Santa Croma e vários roqueiros convidados para um show dinâmico, com um repertório mega especial e com muito rock de qualidade.
Livre – Autoclassificação.
LEMBRETE: Devido ao aumento dos casos de Covid-19 no Estado de São Paulo, alguns cuidados precisam ser retomados. É obrigatório o uso de máscaras nos espaços fechados do Sesc. Essa medida favorece a segurança e a saúde de todos.
Fonte: Sesc Catanduva