Quando o isolamento social se iniciou, por conta da pandemia da Covid-19, somente serviços essenciais foram mantidos em funcionamento. Com isso, diversos segmentos tiveram que se adequar para uma nova forma de consumo da população e muitos hábitos acabaram mudando na hora das compras, trazendo uma nova realidade para comerciantes e consumidores.


De acordo com Jorge Neto, docente da área de gestão e negócios do Senac Catanduva, o público está comprando, de fato, o que é necessário. "Como as pessoas estão ficando mais em casa, muitos itens eletrônicos tiveram uma alta nas vendas, como aspirador de pó e notebook. Muita gente está se adaptando à nova rotina de trabalhar e viver no mesmo local", explica. 


Neste cenário, os canais digitais têm sido essenciais nos últimos meses. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 61% dos consumidores aumentaram o volume de compras on-line. "Pela praticidade, segurança e comodidade, está sendo muito mais fácil que o consumidor faça as compras desta forma. Com isso, será difícil com que alguns clientes voltem a comprar na forma física", afirma Jorge.


Ainda de acordo com o especialista, todo tipo de segmento pode, e deve, se digitalizar. "Se o grande empresário está no digital, o pequeno também tem que estar. No começo do isolamento social vimos um movimento que reforçava a força do comércio de bairro. É natural que todo empreendimento que possui algum serviço de venda ofereça seus produtos de maneira on-line agora", explica.

 
Serviços de entrega
Se por um lado produtos e serviços estão disponíveis na internet, ajudando na escolha do consumidor, a entrega deste mesmo serviço, o delivery, também tem sido fator determinante na hora da compra. "O consumidor analisa as diferenças dos valores e do tempo para entrega que cada local oferece antes de fechar um pedido, por isso mesmo, a experiência de compra do modelo presencial, na qual atendimento e possibilidades de desconto eram diferenciais, agora se aplica também à qualidade da entrega do produto", analisa o docente. 

 
O especialista do Senac Catanduva também destaca o quanto o posicionamento das marcas, independente do tamanho da empresa, foi valorizado nos últimos meses. "Hoje os clientes têm muitas ferramentas para avaliarem uma empresa, assim, posicionar-se de forma objetiva e se comunicar bem com o público-alvo são atitudes que fazem a diferença", conclui. 


Para quem estiver interessado em aprimorar os conhecimentos neste momento, o Senac Catanduva contará com mais de vinte e cinco opções cursos com curta duração na área de gestão e negócios. Para mais informações acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/catanduva.

 
Serviço:
Senac Catanduva
Endereço: Rua Santos, 300 – Centro – Catanduva/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/catanduva

Fonte: WGB Comunicação

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...