O período de grandes promoções no varejo brasileiro está chegando: em 29 de novembro milhares de lojas on-line e físicas aplicarão descontos para participar da Black Friday. Para o consumidor que gosta de umas comprinhas nesse período, no entanto, é preciso ter muita atenção para não comprometer o orçamento familiar.

De acordo com Eduardo Trigueiro, educador financeiro do Sicoob, para quem se planeja é possível até comprar antecipadamente os presentes de Natal. "Mas é preciso ter cautela e observar o que realmente faz sentido. Muitas lojas se aproveitam desse período para fazer o consumidor comprar por impulso e isso nunca é um bom negócio", explica.

Para fugir dessa armadilha, diz o educador financeiro, é necessário manter o foco na compra que realmente é necessária e estava planejada. Ele ressalta que sem uma pesquisa prévia, comparação de preços e cálculos "na ponta do lápis", é muito possível que o consumidor acabe perdendo o controle e gastando mais do que o necessário. "Minha dica é fazer um monitoramento de valores. Hoje é mais fácil, diversas ferramentas on-line já acompanham preços. Assim, você vai ver se está, de fato, embarcando em uma promoção ou em um barco furado", destaca.

Outra dica do especialista é ter em mente exatamente o que se quer comprar para não ultrapassar o orçamento reservado aos presentes de fim de ano. "Tente obter o melhor que o seu recurso financeiro pode lhe proporcionar, mas sem fazer loucuras. É possível, com planejamento e disciplina, aproveitar as promoções da Black Friday para as compras de final de ano sem corromper seu futuro financeiro", afirma Eduardo. Para quem tem dificuldade de realizar um planejamento, o Sicoob dispõe de educadores financeiros aptos a prestarem consultorias sobre o assunto, e o melhor, gratuitamente. Basta acessar aqui e agendar o atendimento.

Sobre o Sicoob

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 8,3 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 331 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais.

Fonte: Approach Comunicação

Novorizontino estreia com derrota no Paulistão 2025

Leia mais...

'Tapete verde' e mau cheiro no leito do Rio Tietê incomodam moradores de Novo Horizonte

Leia mais...

Hospital Emílio Carlos realiza captação múltipla de órgãos com apoio do projeto TransplantAR

Leia mais...

Hospitais da FPA alertam sobre aumento de casos de dengue

Leia mais...

Prédio reformado do CAIC irá receber dois projetos

Leia mais...

Prefeitura de Rio Preto anuncia terceira faixa na Washington Luiz

Leia mais...