Nesta época do ano, é comum o Microempreendedor Individual (MEI) ficar em dúvida se deve ou não entregar a declaração de Imposto de Renda (IR) como pessoa física. A resposta para a questão está no valor dos rendimentos pessoais do ano anterior, além de outras situações que devem ser verificadas. Para ajudar, o Sebrae-SP coloca à disposição a Calculadora do IR do MEI e um e-book com todas as informações. Ambos são gratuitos e acessíveis online.

"Produzimos um material didático e uma ferramenta para ajudar nesse cálculo, mas é importante não confundir a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física com a Declaração Anual de Faturamento do MEI, que todos os MEIs precisam entregar", explica o consultor do Sebrae-SP Silvio Vucinic.

A Calculadora do MEI e e-book com informações sobre o tema estão disponíveis gratuitamente em Link.

O MEI está obrigado por lei a efetuar a Declaração de Faturamento da pessoa jurídica. Todos os anos até 31 de maio, o MEI deve fazer, no site do Simples Nacional ou no Portal do Empreendedor, a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI). Nesta declaração o MEI tem de apontar o total de seu faturamento bruto do ano anterior e se teve ou não empregado.

É preciso informar sobre as vendas e serviços prestados em 2024. Mesmo quem não registrou faturamento precisa enviar o documento pelo Portal do Empreendedor (gov.br/mei).

Fazendo isso, o MEI cumpre a sua obrigação como pessoa jurídica com a Receita Federal.

Já como pessoa física, o lucro retirado da empresa MEI deve ser considerado como rendimento pessoal. A partir do faturamento anual, é necessário calcular corretamente os lucros obtidos com a atividade do MEI para fazer a declaração de Imposto de Renda da pessoa física, caso o Microempreendedor precise declarar. O prazo final da entrega do documento é 30 de maio.

Com a Calculadora, o MEI consegue descobrir se é obrigado a enviar a declaração para a Receita Federal. O primeiro passo é inserir o valor do faturamento bruto da empresa em 2024. Em seguida, deve colocar o valor total dos gastos e despesas da empresa em 2024.

A ferramenta mostra o valor do lucro, qual parcela do lucro é um rendimento tributável e qual é um rendimento isento, além de indicar se a declaração é obrigatória ou não. A Calculadora do MEI também reforça a necessidade da verificação de outros rendimentos que a pessoa física tenha, além do lucro da empresa MEI, que precisam entrar no cálculo.

Este ano, fica obrigado a preencher o documento a pessoa física que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00 em 2024, entre outros casos que podem gerar obrigatoriedade.

Fonte: Sebrae-SP

Catanduva FC estreia na Série A3 2026 com elenco reforçado e aposta em regularidade fora de casa

Leia mais...

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...