Atendendo a pedidos de diversas entidades representativas do setor produtivo — como a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) —, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou que a inclusão dos fatores psicossociais na Norma Regulamentadora 1 (NR-1), que orienta ações das empresas acerca do cuidado com a saúde dos colaboradores, entrará em vigor a partir de 26 de maio, mas em caráteres educativo e orientativo, ou seja, sem aplicação de multas.

Essa particularidade permanecerá ao longo de um ano, conforme solicitado pela Federação.

Na visão da FecomercioSP, os conceitos relacionados a esses riscos são abertos e dificultam a realização de um gerenciamento técnico imediato das empresas. Por esse motivo, muitos negócios, especialmente os pequenos, ainda não tinham conseguido se estruturar para atender à nova legislação.

As empresas também não identificaram ainda riscos envolvidos nas suas atividades ou não reúnem recursos suficientes para a contratar técnicos habilitados.

O MTE anunciou o lançamento de um Guia de informações sobre os fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho, uma espécie de manual produzido com a colaboração das bancadas de empregados e empregadores, contendo orientações claras e detalhadas sobre como os procedimentos deverão ser tratados.

E, para acompanhar a implementação da norma nesse interim, a pasta vai criar uma comissão nacional temática, com participação do governo, de entidades sindicais e do setor empresarial.

Na quinta (24), o presidente em exercício da FecomercioSP, Ivo Dall'Acqua Júnior, se reuniu com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em Brasília, ao lado de várias outras entidades, para reforçar o pedido.

No começo de abril, a Federação organizou uma live sobre o tema, com a participação de especialistas como Eduardo Pastore, assessor da FecomercioSP; Luciana Diniz, advogada especialista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); e José Luiz Pedro de Barros, gerente institucional de Segurança e Saúde do Trabalho do Sistema Firjan. O vídeo condensa boa parte das análises do setor produtivo sobre as alterações da NR-1.

É possível ver na íntegra aqui.

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

Fonte: Gestão da Comunicação

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...