O executivo Luis Marcelo Spadotto assumiu nesta quinta-feira, 5 de junho, o cargo de CEO da Colombo Agroindústria

O executivo Luis Marcelo Spadotto assumiu nesta quinta-feira, 5 de junho, o cargo de CEO da Colombo Agroindústria, onde irá focar a atenção ao novo ciclo de crescimento da empresa e à estrutura de governança corporativa, aliado à cultura e valores da família Colombo.

A Colombo Agroindústria tem uma operação sólida e credibilidade reconhecida no mercado sucroalcooleiro, com três unidades produtivas de etanol, açúcar e energia nas cidades de Ariranha, Palestina e Santa Albertina, no interior de São Paulo.

Spadotto é engenheiro agrônomo com mais de 33 anos de experiência no setor sucroalcooleiro, tendo construído uma carreira sólida e ascendente em posições de liderança nas áreas agrícola, industrial e administrativa.

A vinda de Spadotto faz parte da importante reestruturação de governança corporativa da empresa. Além do novo CEO, recentemente tomou posse os conselheiros profissionais do Conselho de Administração, reforçando o compromisso da empresa com as melhores práticas da Governança Corporativa. 

O conselho atual é presidido por Andrea Rolim, acompanhada por sete conselheiros, Jucelino Sousa, Luis Felli, Marcos Jank, Tadeu Fraga, Levindo Santos, Ruy Cunha e Alberto Klumb, cada qual representando uma das holdings da família Colombo.

Subordinados ao conselho, três comitês táticos e operacionais foram constituídos: Comitê de Pessoas, Cultura e ESG; Comitê de Operações; Comitê de Riscos, Finanças e Auditoria, com objetivo de apoiar e propor as melhores práticas de governança, gestão de pessoas, processos e tecnologia.

O novo CEO, Luis Marcelo Spadotto, atuava como diretor de operações da COFCO International antes de assumir o novo cargo. Foi diretor superintendente da Cargill, liderando a gestão completa da usina Cevasa, e esteve por 14 anos na Usina Santa Adélia, onde evoluiu de supervisor agrícola a diretor agrícola. Sua trajetória inclui ainda passagens técnicas por outras unidades do setor, como as usinas Zanin (atualmente Raízen) e Diamante.

Spadotto é reconhecido por sua capacidade de planejamento estratégico, excelência em gestão operacional, foco em resultados, redução de custos e implantação de melhorias contínuas, sempre pautado por uma cultura de segurança, sustentabilidade e inovação.

É formado em Engenharia Agronômica pela UNESP/Botucatu, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNESP/Bauru e MBAs em Gestão Empresarial e em Controladoria e Finanças pela FGV. 

Sobre a Colombo Agroindústria

Fundada em 1940, a Colombo Agroindústria tem uma operação sólida e credibilidade reconhecida no mercado sucroenergético, com três unidades nas cidades de Ariranha, Palestina e Santa Albertina, no interior de São Paulo, destinadas à produção de álcool, açúcar (marcas Colombo e Caravelas) e energia. Com 10 milhões de capacidade de processamento de cana-de-açúcar, empregando 6.200 mil colaboradores, a Colombo é uma das 100 maiores empresas do Agronegócio brasileiro no ranking da Forbes. É o maior player do setor no mercado varejista de açúcar refinado (Nielsen) e a sua utilização de energias renováveis a coloca em posição de destaque no debate sobre a urgente necessidade de uma transição energética mundial para matrizes mais limpas.

Fonte: Luciana Elias - Assessoria de Imprensa

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...