Fertilizantes impulsionam vários segmentos da economia, além do setor alimentício

Utilizados para contribuir com o desenvolvimento das plantas, os fertilizantes são essenciais para aumentar a fertilidade do solo, garantindo que a produção de alimentos atenda à crescente população mundial e de maneira consistente. Por conta dessa característica, em grande parte das menções, esses insumos agrícolas são ligados à indústria alimentícia, mas, outros segmentos também fazem uso desses compostos.

"É fato que os fertilizantes são essenciais para que a agricultura possa alimentar o mundo, mas, para diversos outros segmentos esses insumos também são vitais, e impulsionam a produtividade de maneira decisiva", afirma o engenheiro agrônomo e coordenador Geral e Científico da iniciativa NPV (Nutrientes Para a Vida), Valter Casarin.

Segundo Casarin, atualmente, uma das indústrias que mais se beneficia dos fertilizantes é a têxtil. "O algodão é uma fibra natural largamente utilizada na produção de roupas, e que precisa desses insumos agrícolas para otimizar tanto a produtividade quanto a qualidade".

Por conta da demanda, o setor de bioenergia, responsável pela produção de biocombustíveis também faz uso desses insumos agrícolas em grande escala, para potencializar a produção. "Basta lembrarmos que o etanol feito a partir da cana-de-açúcar abastece um gigantesco número de veículos, o que exige produtividade alta. Além disso, o etanol feito a partir do milho vem crescendo bastante. E essas culturas precisam dos fertilizantes para que possam se desenvolver e produzir", avalia Casarin.

Os fertilizantes também são fundamentais para o crescimento de florestas implantadas, como as de eucalipto e de pinus, que fornecem madeira para as indústrias de papel e celulose, móveis e construção civil. "O uso de fertilizantes tem como grande diferencial acelerar o desenvolvimento das árvores e melhorar a qualidade da madeira, o que faz com que haja a produção em grande escala".

Como os fertilizantes agem?

Minerais, orgânicos ou organominerais, os fertilizantes fornecem nutrientes essenciais para as plantas através do solo ou diretamente nas folhas. Sua função básica é promover o desenvolvimento saudável, além de aumentar a produtividade agrícola. "Assim como os humanos dependem da comida para viver, as plantas também têm suas exigências. E é aí que entram os fertilizantes, que adicionam nutrientes essenciais para o desenvolvimento da vegetação", conclui Casarin.

Sobre a NPV

A NPV - Nutrientes Para a Vida - nasceu com objetivo de melhorar a percepção da população urbana em relação às funções e os benefícios dos fertilizantes para a saúde humana. Braço da fundação norte-americana NFL – Nutrients For Life - no Brasil, a NPV trabalha baseada em informações científicas. A NPV tem sua sede no Brasil, é mantida pela ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e operada pela Biomarketing. A iniciativa conta ainda com parceiros como: Esalq/USP, IAC, UFMT, UFLA e UFPR.

Fonte: Alfapress Comunicações

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...