Em um cenário em que empresários enfrentam dificuldades crescentes para contratar e reter mão de obra qualificada, o modelo de franquias sem necessidade de funcionários vem ganhando protagonismo no mercado brasileiro. Com base no autosserviço, essas operações reduzem despesas fixas, simplificam a rotina de gestão e garantem mais previsibilidade nos resultados. Um dos cases desse movimento é a LavPop, rede de lavanderias autônomas do Grupo FROTH, que registrou crescimento de 67% na venda média no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior. Hoje, a marca conta com mais de 100 unidades espalhadas por diferentes estados, e a meta é encerrar o ano com mais de 20 lojas inauguradas.

Entre os diferenciais de franquias neste formato, como a LavPop, está a ausência de folha de pagamento, considerada um dos maiores custos de pequenos e médios empreendedores. Sem equipe, o franqueado elimina encargos trabalhistas, reduz riscos de turnover e ganha mais autonomia sobre o próprio tempo. Além disso, a gestão se torna mais enxuta e prática, já que não há necessidade de lidar com escalas de trabalho, treinamentos ou processos de contratação. O modelo permite também maior padronização no atendimento, uma vez que a experiência do cliente é guiada por equipamentos e sistemas digitais.

Do ponto de vista do consumidor, essa modalidade oferece liberdade e praticidade, já que o próprio cliente realiza a lavagem e a secagem das roupas, no tempo dele, sem depender de atendentes. Além disso, trata-se de um processo mais ágil, pois o ciclo completo costuma durar entre 60 e 75 minutos, sendo muito mais rápido do que os serviços tradicionais. Os preços são mais baixos em comparação às lavanderias convencionais, com pacotes mais econômicos. Já o espaço, geralmente, tem funcionamento estendido ou 24h, permitindo uso fora do horário comercial, e com localização próxima a supermercados, academias e universidades.

Um dos pontos que merece atenção é a infraestrutura oferecida aos clientes, já que é indispensável ter equipamentos industriais que lavam e secam com maior eficiência do que máquinas domésticas. "Os produtos utilizados também se tornam um atrativo durante a higienização das peças. No caso das lojas da LavPop, utilizamos detergente profissional e amaciante, além de um exclusivo produto desengraxante que aumenta a eficiência da limpeza e a remoção de sujeira das roupas. Vale ressaltar que os insumos são biodegradáveis e não prejudicam o meio ambiente. Ou seja, o consumidor tem uma experiência diferenciada com o resultado que é considerado superior ao que ele teria com maquinário e produtos geralmente usados em casa. Para os consumidores que gostam de marcas comprometidas com questões voltadas ao ESG, vale observar se as lavanderias possuem processos eco-friendly que garantem economia de água e energia, como é o nosso caso", ressalta Fábio Roth, fundador e presidente do Grupo FROTH.

Potencial de crescimento

Outro ponto que torna o formato atrativo é o investimento inicial competitivo. Para abrir uma unidade da LavPop, por exemplo, o aporte parte de R$ 210 mil, com faturamento médio mensal estimado em R$ 15 mil e lucratividade entre 20% e 30%. O retorno sobre o investimento ocorre entre 24 e 40 meses, com a vantagem de operar em um setor de demanda recorrente, que pode ser implantado em diferentes tamanhos e perfis de cidades, de norte a sul do Brasil. Recentemente, a rede anunciou uma condição em que é possível que os franqueados aluguem os maquinários, fazendo com que o investimento inicial para abrir uma operação caia para R$ 125 mil.

"Com novidades tecnológicas em fase de testes e uma estratégia de expansão sustentável, a LavPop ilustra na prática como franquias sem funcionários podem se tornar uma alternativa de investimento rentável, simples de operar e alinhada às transformações no comportamento de consumo. O plano de expansão da rede respeita as particularidades regionais, mantendo nosso compromisso com eficiência operacional, suporte ao parceiro e qualidade da experiência do usuário final. Tudo isso, por meio de um modelo de negócio de autosserviço que tem baixa complexidade de gestão, boa rentabilidade, potencial de expansão e investimento enxuto", finaliza Alex Quezada, head de Operações da LavPop e vice-presidente do Grupo FROTH.

Sobre a LavPop:

A LavPop by 5àsec, lançada em 2022, é a marca de lavanderia autosserviço do Grupo FRoth, líder no setor de lavanderias. Desde sua criação, a LavPop tem expandido rapidamente a presença da rede no mercado brasileiro, oferecendo uma alternativa democrática e acessível para o cuidado com as roupas. A marca utiliza o know-how da 5àsec, adaptado ao setor de autosserviço, que vem ganhando destaque no Brasil. Assim, a franquia possui um sistema exclusivo com tecnologia própria que aumenta a eficiência na limpeza e conservação das roupas processadas. Utilizando produtos exclusivos produzidos com a mais alta tecnologia do setor, os serviços oferecem eficácia e eficiência superiores, diferenciando-

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios 

Curso de robótica é oferecido para crianças e adolescentes

Leia mais...

Escola de Líderes inicia segunda turma na Usina Estiva

Leia mais...

Torneio regional reúne diversas cidades em comemoração ao dia das crianças

Leia mais...

Polícia Militar prende homem por roubo em estabelecimento comercial de Itajobi

Leia mais...

Saúde bucal infantil: 5 dicas para começar os cuidados desde cedo

Leia mais...

Ator Paulo Betti apresenta o espetáculo "Autobiografia Autorizada", no Centro Cultural SESI Rio Preto

Leia mais...