A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e energia do país, foi reconhecida em duas subcategorias da premiação do MasterCana Brasil 2025, na categoria Usina do Ano. A companhia foi destaque nas áreas Agrícola (Tecnologia & Inovação) e Industrial (Gestão), com cases que refletem seu compromisso com a sustentabilidade, eficiência operacional e o desenvolvimento tecnológico.
 
Na área Agrícola, o reconhecimento foi conquistado com o case Agricultura Regenerativa. O projeto tem como objetivo restaurar e aprimorar a saúde do solo, promover a biodiversidade e reduzir o uso de insumos minerais, por meio de práticas como rotação de culturas, composto orgânico, uso de bioinsumos, conservação da palhada e aplicação localizada de vinhaça – usada em cerca de 80% da área própria.
 
Entre os resultados, destacam-se o avanço da rotação de culturas e a substituição total de fungicidas e nematicidas químicos por soluções biológicas no plantio. As ações fortalecem a resiliência dos ecossistemas agrícolas e aumentam a produtividade de forma sustentável, consolidando a agricultura regenerativa como um dos pilares estratégicos da Tereos.
 
Na área Industrial, a empresa foi reconhecida com o case Apoio Técnico Industrial. O projeto consiste em um modelo de consultoria técnica estruturada, com análise de indicadores, visitas técnicas, elaboração de planos de ação e acompanhamento contínuo dos resultados para impulsionar a produtividade, padronização e eficiência operacional nas unidades do grupo.
 
O Prêmio MasterCana Brasil, realizado anualmente desde 1988, é referência nacional ao reconhecer empresas, executivos e projetos que impulsionam o desenvolvimento tecnológico, humano e socioeconômico do setor sucroenergético.
 
"O reconhecimento em duas subcategorias da Usina do Ano é motivo de grande orgulho para a Tereos, que reafirma sua posição de liderança no setor. Esse destaque é resultado do empenho constante em fazer sempre o melhor, aliando inovação, sustentabilidade e excelência em gestão em toda a nossa cadeia produtiva", afirma Everton Carpanezi, diretor de operações agroindustriais da Tereos. 
 
Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 10.700 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana- de-açúcar, cereais e batata. Com operação em 14 países, 38 unidades industriais e o compromisso de 15.600 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2024/25, o Grupo obteve um faturamento de €5,9 bilhões.
 
Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.
 
Para saber mais, acesse: https://br.tereos.com/pt-pt/ ou https://br.linkedin.com/company/tereos.
 
 Fonte: Comunic Comunicação Estratégica

 

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...