Lavar roupa e manter a casa limpa ficou mais barato em setembro. O grupo de artigos de limpeza apresentou deflação de 1,24% no mês, revertendo a alta de 0,55% registrada em agosto, segundo o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), elaborado pela APAS - Associação Paulista de Supermercados em parceria com a Fipe.

Os produtos de maior consumo foram os que mais contribuíram para a queda. No segmento de limpeza de roupas, o sabão em pó teve recuo de 2,63%, seguido pelo amaciante (-1,91%) e pelo alvejante (-1,33%). Já entre os itens de limpeza doméstica, destacaram-se as reduções do sabão em barra (-1,17%) e do desinfetante (-1,44%).

No acumulado de 12 meses, produtos como esponja de aço (-5,16%) e pano de limpeza (-0,47%) apresentaram as maiores quedas, indicando maior estabilidade entre os itens de menor valor unitário e com forte presença de marcas regionais.

De acordo com o diretor da regional da APAS de São José do Rio Preto, Carlos Eduardo Vasconcelos Malaguti, a retração registrada em setembro é resultado de ajustes no atacado e de uma leve melhora na cadeia de suprimentos. “O preço de produtos básicos, como sabão em pó e desinfetante, começou a cair um pouco, depois de um período de reajustes. Isso traz um certo alívio para o consumidor. A gente nota que o cliente está comprando com mais estratégia, busca as embalagens maiores, aproveita as ofertas e confia nas marcas regionais. É um jeito de manter o carrinho cheio sem pesar tanto no orçamento “conclui.

Sobre a APAS – Com 54 anos, a APAS - Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade.  A entidade possui 3 distritais na capital paulista e 13 regionais distribuídas estrategicamente. A APAS conta com mais de 27 mil estabelecimentos no Estado de SP, responsáveis por 30% do faturamento nacional do setor. O setor supermercadista paulista faturou, em 2024, R$ 328 bilhões — crescimento real de 3% em relação a 2023 — 9,7% do PIB estadual. Os supermercados empregam mais de 669 mil pessoas, com potencial de expansão de mais 34 mil vagas em diferentes funções.

Fonte: GBR Comunicação

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...