O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou novamente a taxa básica de juros da economia, e a Taxa Selic passou para 3,5% ao ano. A nova alta é esperada pelo mercado, especialmente após um período de queda nas taxas, registrado ao longo de 2020.
A movimentação deve encarecer as linhas de crédito disponíveis para pequenos empreendedores, em alta que pode ser refletida também pelos grandes bancos. Nesse cenário, é cada vez mais necessário oferecer acesso a ferramentas de comparação e diversificação de recursos.
O número de empreendedores que buscou crédito já cresceu entre janeiro e março deste ano. Levantamento interno da Capital Empreendedor mostra uma elevação de 303% de interessados em tomar crédito na comparação com o 4º trimestre de 2020. Empresários dos segmentos de Comércio Varejista de artigos de Vestuário e Acessórios; Restaurantes; Lanchonetes e Similares, são a maioria.
Durante os três primeiros meses do ano, a Região Sudeste foi a que mais buscou por crédito digital na Capital Empreendedor, representando 62,7% dos novos clientes. Entre as cidades, destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. "A movimentação do Copom reforça a expectativa que a taxa de juros dobre até o final do ano", afirma Juliano Graff, presidente da Capital Empreendedor. "Por isso, o empreendedor precisará ficar cada vez mais atento às linhas de crédito disponíveis, avaliando inclusive possibilidades com prazos mais longos e capazes de equilibrar a saúde financeira de suas empresas, minimizando os impactos causados pela pandemia em seus negócios", diz Graff.
SOBRE A CAPITAL EMPREENDEDOR - A Capital Empreendedor é um marketplace de crédito para empresas, idealizado pelo empresário Juliano Graff, sócio da Master Minds, empresa de investimentos em participações. Trata-se de uma plataforma financeira digital que conecta as MPMEs tomadoras de crédito com mais de 300 instituições, entre Bancos, Fintechs, FIDCs e Empresas Simples de Crédito, com a comparação das melhores ofertas e condições do mercado. Toda a engrenagem da Capital Empreendedor está fundamentada no uso de ferramentas de Big Data, que processam os requisitos exigidos pelas instituições instaladas no Brasil e as informações de empresas interessadas em buscar crédito de curto, médio e longo prazos.
Fonte: Máquina Cohn & Wolfe

