A partir desta segunda-feira, 1 de junho, o gás natural ficará mais barato na região Noroeste do Estado de São Paulo, área de concessão da GasBrasiliano. O reajuste extraordinário publicado pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) por meio da deliberação nº 997 no dia 27 de maio, ajusta o preço do gás natural de acordo com cada um dos segmentos de mercado em que a empresa atua – industrial, residencial, comercial e automotivo.

Com a atualização, indústrias que consomem até 50.000 m³ por mês terão redução da tarifa entre -7,7% e -9,9%. Para as indústrias com consumo acima de 50.000 m³ por mês, a redução variará entre -11,1% e -12,7%. Para os mercados residencial e comercial, o reajuste, dependendo do perfil do consumo, será de até -7%. O gás natural veicular (GNV) terá uma redução de R$ 0,34, com impostos.

De acordo com a Arsesp, a redução da tarifa é resultado das medidas de enfrentamento dos impactos causados pela pandemia de coronavírus. "A Arsesp vem buscando aprovar medidas que contribuam com o enfrentamento dos impactos causados pela COVID-19, ao mesmo tempo que prevê a estrita observância do contrato de concessão, a sustentabilidade e equilíbrio econômico-financeiro das concessões e a modicidade tarifária. Com a queda nos preços do gás cobrados pelo supridor e a expectativa de que estas reduções seriam repassadas aos usuários mais a frente, a ARSESP antecipou este repasse", explica Edgar Perlotti, Superintendente de Análise Econômico-Financeira da Arsesp.

Benefícios do gás natural

O gás natural canalizado é um combustível seguro, econômico e versátil, que apresenta diversas vantagens tanto para condomínios residenciais quanto para o comércio, a indústria e veículos automotivos. Nos edifícios residenciais, por exemplo, a utilização do gás natural vai além das aplicações convencionais em fornos, fogões e chuveiros, podendo ser utilizado inclusive nas áreas comuns dos condomínios em piscinas, saunas, dentre outros. No comércio e na indústria, ele também pode ser utilizado de diversas formas, inclusive em processos de produção e finalização ou ainda em máquinas e equipamentos específicos, se apresentando como uma fonte de energia mais eficiente por manter suas características físico-químicas sempre constantes. O gás natural também apresenta muitas vantagens no uso veicular, onde é conhecido como GNV (gás natural veicular), o combustível mais econômico para utilização em automóveis, veículos de aplicativos, de carga e transporte e frotas de empresas e de ônibus.

Outras vantagens do gás natural são o fornecimento ininterrupto, sem necessidade de estocagem de combustível, aumentando a segurança, liberando espaços para outras utilidades e eliminando a preocupação se vai faltar; o aproveitamento total, sem perdas residuais, além do atendimento técnico 24 horas por dia, todos os dias do ano­. O gás natural ainda contribui com a melhoria da mobilidade urbana por independer de transporte rodoviário e apresenta o menor impacto ao meio ambiente por ser uma fonte mais limpa, sendo considerado uma energia de transição para uma economia de baixo carbono.

Sobre a GasBrasiliano

GasBrasiliano está presente com sua rede de distribuição em 38 municípios e atende ainda outras quatro cidades com o Gás Natural Comprimido (GNC). Ao todo, são mais de 30 mil clientes nos mercados residencial, comercial, industrial e automotivo com um investimento de mais de R$ 530 milhões na construção de mais de 1.100 quilômetros de rede de distribuição no Noroeste Paulista.

Fonte: Outras Palavras Comunicação Empresarial

Colégio Catanduva inicia ano letivo com Semana de Planejamento

Leia mais...

Pacaembu anuncia seu primeiro bairro em Bady Bassitt

Leia mais...

Prefeitura de Catanduva divulga orientações finais do Bolsa Atleta Olímpico 2026 e reforça prazo para inscrições

Leia mais...

Verão na estrada: calor intenso e chuvas exigem atenção redobrada

Leia mais...

Filho de vereador é preso suspeito de furtar gado Nelore em Ibirá

Leia mais...

Sebrae-SP e Embrapa selecionam startups para validar soluções inovadoras em fazenda experimental

Leia mais...