Na última quinta-feira, 26 de setembro, foram divulgados os vencedores do concurso cultural de frases e desenhos “A doação transforma vidas”, iniciativa em referência ao Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos. Organizado pelos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos e a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Unifipa e com apoio da Secretaria de Educação de Catanduva, o concurso teve como objetivo sensibilizar os jovens sobre a importância da doação de órgãos, incentivando a criatividade e a reflexão entre os alunos do 6º ao 9º ano das escolas da rede municipal.

O evento de premiação, realizado no auditório da Secretaria de Educação, teve a presença de gestores e educadores, incluindo a diretora do Departamento Pedagógico, Elis Regina da Silva, a secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo, Dr. Jorge Luís Valiatti, coordenador da CIHDOTT, e a advogada Maria Gabriela Souto Caetano, autora da Lei Central Eletrônica Nacional de doação de órgãos e tecidos.

Na categoria Melhor Slogan a vencedora foi a aluna Thauany Lopes da Silva Cunha, do 9º ano da EMEF Nelson de Macedo Musa, com a frase: “Se quiser falar de amor, fale sobre doação de órgãos”. O prêmio de Melhor Desenho Original ficou com Lorena Ferreira, aluna do 9º ano da EMEF Graciema Ramos da Silva. Já na categoria Criatividade as vencedoras foram Vitória Gabrielly dos Santos, do 8º ano da EMEF Nelson de Macedo Musa, e Ana Rebeca Oliveira Rosário, do 9º ano da EMEF Waldemar Martins Aydar.

As vencedoras receberam vouchers para dia de lazer no Garden Catanduva Shopping, incluindo lanche no McDonald’s e divertir-se no World Games.

A secretária Cláudia Cosmo destacou a relevância do concurso para a formação dos alunos. “A iniciativa trouxe conhecimento, solidariedade, empatia e reflexão. Essa parceria nos permitiu abordar nas salas de aula tema tão complexo quanto a doação de órgãos, mas de maneira sensível e afetuosa. Mais do que falar sobre morte, o projeto falou sobre vida — sobre a possibilidade de multiplicá-la e de levá-la adiante”, afirmou.

O concurso integrou a série de ações promovida pela Fundação Padre Albino para conscientizar a população sobre a doação de órgãos. No dia 20 de agosto foi realizada live para gestores e docentes da rede municipal; no dia 10 de setembro, o evento “A doação transforma vidas” reuniu mais de 1.200 participantes no Clube de Tênis, onde as palestrantes Maria Gabriela Caetano e Priscila Pignolati compartilharam suas experiências com transplantes, reforçando a importância da doação de órgãos para salvar vidas. “Essas ações, voltadas à conscientização, vêm reforçar o papel social das escolas em formar cidadãos conscientes e solidários, promovendo a empatia e a cidadania desde a infância”, ressaltou Cláudia Cosmo.

Fotos/Divulgação

Fonte: Fundação Padre Albino

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Fuja das praias lotadas e curta o Carnaval no sossego de Santo Antônio do Pinhal

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...