O concurso de redação sobre mudanças climáticas promovido pelo Governo do Estado de São Paulo tem 114 textos selecionados para a fase semifinal. Mais de 340 estudantes estão entre os escolhidos. O resultado sai no dia 22 de novembro.

Lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a iniciativa busca promover a conscientização sobre as mudanças climáticas, incentivando a comunidade escolar a desenvolver projetos e adotar medidas que contribuam para a redução das emissões de gás carbônico e a preservação do planeta.

Coordenado pelas secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e pela Educação (Seduc), o concurso "Adapta Escola SP: Mudanças Climáticas e as Ações das Comunidades Escolares do Estado de São Paulo" teve as inscrições abertas em agosto, na volta às aulas do segundo semestre. Puderam participar estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A competição foi dividida em três categorias: Anos Iniciais do Ensino Fundamental (5º ano), Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª à 3ª série).

As 114 redações selecionadas na semifinal serão encaminhadas agora para a Seduc, que vai escolher nove textos, três por categoria. Por fim, a Semil os classificará em primeiro, segundo e terceiro lugar. Entre as redações recebidas nessa fase, 12 são dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 47 dos anos finais do Ensino Fundamental e 55 do Ensino Médio.

As redações abordaram o tema "Mudanças Climáticas" e exploraram aspectos de mitigação e adaptação, com diferentes gêneros textuais para cada categoria: os alunos de 5º ano do Ensino Fundamental produziram textos seguindo a linha "Você sabia que...", enquanto os das outras categorias (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) criaram textos dissertativos argumentativos.

Cada equipe foi composta por três alunos de uma unidade escolar, com o acompanhamento de um professor orientador. As redações foram avaliadas com base em critérios como originalidade, capacidade de comunicação, desenvolvimento do tema e qualidade da escrita.

O resultado final será divulgado no site das secretarias, e a premiação ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, em local a ser definido. Os prêmios serão leitores de livros digitais, tablets e notebooks.

Fonte: Approach

Novorizontino vence o líder Athletico-PR no Jorjão e entra no G-4 do Brasileirão B

Leia mais...

IMES abre inscrições para Curso Preparatório gratuito do ENEM 2025

Leia mais...

Vereadores, promotor e mães atípicas estiveram reunidos para debater o Projeto de Lei nº 13/2025

Leia mais...

Em Catanduva, Energisa abre oportunidade para estágio na área administrativa

Leia mais...

UNIFIPA participa de evento em Tabapuã com palestra sobre autismo

Leia mais...

Colégio Catanduva promove segundo encontro do programa 'Educar para Crescer'

Leia mais...