O Boletim Técnico do Senac (BTS) acaba de completar 50 anos. Idealizado em 1974 para disseminar conhecimentos especializados e atualizados na área da educação profissional e tecnológica, é atualmente um dos periódicos mais respeitados por gestores, profissionais da educação, técnicos e comunidade acadêmica, sendo uma referência tanto para quem atua na área educacional, bem como para instituições que buscam melhorar seus processos de ensino.

O BTS conta com a colaboração de grandes personalidades, como os professores Francisco Aparecido Cordão e Jarbas Novelino Barato, entre outros estudiosos que, por meio de artigos, promovem reflexões e divulgam importantes pesquisas. Destacamos diversos aspectos que mostram a relevância do Boletim Técnico do Senac:

- Atualização e disseminação de conhecimento: o boletim traz informações atualizadas sobre inovações, tendências, estudos de caso e boas práticas em várias áreas do conhecimento, o que é crucial para os profissionais se manterem informados e preparados.

- Apoio à formação profissional: como o Senac tem como foco prioritário a educação profissional, o Boletim Técnico orienta professores e gestores de cursos, ajudando a aprimorar a qualidade do ensino oferecido por eles.

- Análise sobre o mercado: a publicação também fornece dados e análises sobre o mercado de trabalho, tendências de consumo e demandas emergentes. Esse aspecto é valioso para alunos, empresas e instituições, pois proporciona insights sobre habilidades e competências que estão em alta.

- Promoção de parcerias e colaboração: o Boletim é uma plataforma para profissionais, pesquisadores e empresas compartilharem suas experiências e conhecimentos. Esse ambiente de troca de informações favorece o desenvolvimento de soluções colaborativas que podem beneficiar diversos setores da sociedade.

- Facilidade de acesso ao conhecimento técnico: sendo uma publicação de fácil acesso, o Boletim Técnico do Senac oferece conteúdo técnico especializado que pode ser utilizado por estudantes, profissionais, acadêmicos e empresários interessados em melhorar suas competências e atuação no mercado de trabalho.

- Fortalecimento da educação profissional: ao divulgar artigos técnicos e reflexões acadêmicas, o Boletim contribui para o fortalecimento do conceito de educação profissional no Brasil, promovendo debates sobre os desafios, avanços e inovações na área.

Entre os artigos da edição nº 50, destaque para "Gestão orientada por dados na educação profissional: a experiência de uma área de inteligência do Senac Nacional", em que integrantes da Gerência de Prospecção e Avaliação Educacional do Departamento Nacional demonstram como é feita a gestão orientada por dados, no Senac.

Já o professor Jarbas Novelino Barato, há muitos anos integrante do Conselho Editorial do BTS, trata da formação profissional pelo trabalho, abordando a oposição, nem sempre percebida, entre a formação profissional e a educação escolar. Para isso, dá particular atenção a processos de formação profissional que acompanhou em investigações realizadas em projetos da UNESCO. Outros 12 artigos completam a edição, abordando temas como ensino híbrido, avaliação educacional e estilos de aprendizagem.

Por tudo isso, o Boletim Técnico do Senac desempenha um papel crucial no apoio à educação, ao desenvolvimento profissional e à análise de tendências, sendo uma ferramenta valiosa tanto para a formação de novos profissionais quanto para a evolução contínua e a atualização, tão necessária, de gestores e profissionais da área já estabelecidos no mercado.

Leia a edição de 50 anos do Boletim Técnico do Senac (BTS) neste link. 

Fonte: Assessoria de imprensa do Senac Departamento Nacional

Ex-Libris Comunicação Integrada

Mirassol goleia São Bernardo por 4 a 0 e volta a vencer no Paulistão

Leia mais...

IA nas empresas: André Naves alerta para o "Capacismo Digital" que exclui pessoas com deficiência

Leia mais...

Praias sob regras: como a legislação vem reorganizando o uso da orla no litoral paulista

Leia mais...

Pedido do presidente da Câmara foi aceito pela Prefeitura e atletas de Catanduva terão reajuste no Bolsa Esporte Olímpico

Leia mais...

Adoção de BTO amplia avanços para uma gestão eficiente nas empresas

Leia mais...

Do estádio à tela: como a Copa de 2026 pode impulsionar o setor de games?

Leia mais...